Nova amostra de água revelou que reduziu o índice de coliformes fecais nas imediações do Baronda, zona central da praia
Uma nova coleta de amostras de água realizada em Capão da Canoa revelou que já há condições para banho de mar nas imediações do Baronda, na zona central da praia. A alteração foi divulgada na tarde desta quarta-feira pela Fepam.
Estão sendo concluídos para apresentação, na sexta-feira, os outros resultados referentes aos demais pontos de monitoramento em Capão da Canoa e praias do Litoral Norte onde acontece o Projeto Balneabilidade 2007.
Uma alta incidência de coliformes fecais (2.800 por 100 mililitros de água) foi detectada na penúltima análise de amostras, coletadas no dia 16. Segundo a Resolução 274/2000 do Conama, um único resultado acima de 2.500 configura a impropriedade para banho.
A Fepam estima que as chuvas no momento da coleta ou alguma descarga clandestina de poluentes tenha causado o problema que levou à recomendação de evitar o banho junto ao Baronda.
Na amostra mais recente, coletada no domingo, o total detectado caiu para 240. O boletim completo que a Fepam divulgará na sexta-feira indicará que a água voltou a estar PRÓPRIA para banho.
Conforme o boletim extra divulgado na terça-feira pela Fepam, em Torres, todos os cinco pontos monitorados apresentaram índices abaixo do limite ideal: foz do rio Mampituba, Praia Grande, Prainha (Praia do Meio), Praia da Cal e Praia da Guarita. Devido aos resultados anteriores, na foz do Mampituba permanece a recomendação de evitar o banho.