Secretário Proença reafirma disposição de diálogo com o setor coureiro-calçadista em reunião na ACI
Cinco entidades da cadeia coureiro-calçadista estiveram reunidas nesta terça-feira com o o Secretário de Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul (Sedai), Nelson Proença. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI,) de Novo Hamburgo, e teve o objetivo de buscar uma efetiva solução para os problemas que atingem o setor.
O encontro teve como pauta principal a questão da transferência dos créditos de ICMS, considerada essencial para a manutenção de empresas e de contratos de negócios, além do pedido para que o governo estimule o setor e que seja formada uma parceria entre o Estado e o empresariado, permitindo a retomada do crescimento, através do apoio mútuo para os pleitos junto ao Governo Federal.
Proença afirmou na reunião que o Estado tem consciência da importância do setor, pois ele absorve um grande volume de mão-de-obra.
“Estamos diante de um desafio e a idéia é fazer quantas reuniões forem necessárias para encontrar uma solução. Por isto vamos manter aberto esta canal de comunicação, centralizado na ACI. Talvez até venhamos a anunciar um conjunto de medidas que mude as regras, mas aí abriremos um prazo de 60 dias para um entendimento com o setor, pois não vamos fazer nada que não seja acordado com as entidades”, disse Proença.
Já a presidente da ACI, Fátima Daudt, considerou positivo o resultado do encontro, especialmente porque o secretário confirmou a pré-disposição de conversar.
“Ficou claro que existe uma vontade de conversar e que há a compreensão do que o setor significa para o Rio Grande do Sul. Outro fato importante é que as entidades estão muito unidas. Tenho certeza de que a partir de agora haverá mais sensibilidade com a cadeia coureiro-calçadista”, ressaltou Fátima.
Também participaram do encontro: Luis Cláudio Amaral (Assintecal), Cezar Muller (AICSul), Raul Ludwig (Abrameq), Ricardo Wirth (Abicalçados), além dos vice-presidentes da ACI, João Carlos Hartz, Júlio Camerini e Jorge Faccioni, diretores e assessores das entidades.
Novos encontros
O encontro desta terça-feira deve ter desdobramento nos próximos dias. De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da ACI, Júlio Camerini, as reuniões passarão a ser realizadas no Conselho Estadual de Competitividade do Rio Grande do Sul (Compet/RS).
O órgão que tem por objetivo identificar e superar os fatores que inibem a competitividade econômica do Estado, determinando metas nos diferentes segmentos da economia.
“Vamos discutir nossos assuntos num fórum privilegiado, que é o Compet. Estamos conversando diretamente com o secretário Proença e isto é muito importante. Vamos propor que a sistemática atual das transferências dos créditos do ICMS seja mantida por mais 60 ou 90 dias, até que haja uma solução definitiva”, afirmou Camerini.
Durante o encontro na ACI, Proença solicitou que as entidades definam o nome de técnicos que possam auxiliar o Estado a desenvolver um programa para o setor através da Caixa RS, que poderia financiar, segundo ele, missões empresariais e iniciativas na área de marketing.