Através de sua assessoria de imprensa, o prefeito de Novo Hamburgo Jair Foscarini (PMDB) informou que não vai à 1ª Parada Gay de Novo Hamburgo, que ocorre neste domingo a partir das 13 horas na Praça do Imigrante. Jair alegou que tem outros compromissos assumidos para este dia.
Apesar da ausência programada, Foscarini se manifestou a respeito do evento. “Sou a favor de toda a liberdade de manifestação. A sociedade brasileira está inserida na luta pelos direitos de gays e lésbicas, assim como de casais heterossexuais. A prefeitura é parceira desse tipo de ação”, destacou.
Para a realização da Parada Gay, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prestará apoio técnico de som. Um dos organizadores da atividade, o professor de história e coordenador do grupo Cores Juliano da Costa, destaca que são esperadas 5 mil pessoas na Parada Gay. “Na verdade, trata-se do evento que encerra uma semana inteira de oficinas que ministramos nas escolas estaduais sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, afirma.
A 1ª Parada Gay de Novo Hamburgo começa às 13 horas com shows de drag queens, go go boys, transformistas e escolas de samba. Perto das 19 horas, haverá uma passeata, puxada por um trio elétrico, pelas principais ruas da cidade com todos os participantes da Parada Gay. Todos os espetáculos serão apresentados por Lolita Bombom, uma artista transexual.