Passagem do cometa McNaught pode ser vista a olho nu pelo menos por mais um dia ao pôr-do-sol
O cometa McNaught ainda pode ser visto a olho nu e fotografado pelo menos até este sábado. No entanto, com a utilização de instrumentos (telescópio, luneta), ele deve permanecer visível por mais uma semana.
O McNaught é o astro mais brilhante a passar pela Terra nos últimos 42 anos. Estima-se que ele seja cem vezes mais brilhante do que o cometa Halley, que se aproximou pela última vez em 1986.
O cometa McNaught pode ser observado em qualquer lugar de onde se possa ver o pôr-do-sol, desde que não haja muitas nuvens. Cientistas indicam que o ideal é buscá-lo cerca de meia hora após o crepúsculo.
Após o final de semana, o cometa irá se afastar da Terra, podendo não voltar nunca mais. Isto porque astrônomos cogitam a possibilidade de que ele seja aniquilado na sua passagem de raspão pela estrela.
O astro foi descoberto há cinco meses na Austrália e sua estrutura é similar à dos demais cometas. Ele é formado por um núcleo, composto de rocha e gelo e duas caudas – uma de gás e outra de poeira. A longa distância, apenas a cauda de gás é visível.