Boas vendas e grande visitação na Couromoda indicam que setor de calçados retoma crescimento
Encerrou nesta quinta-feira a 34ª Couromoda(Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), maior evento de calçados da América Latina e o quarto mais importante do mundo. Os resultados da feira deste ano são positivos e revelam a retomada do crescimento do setor de calçados.
A feira reuniu 1.200 empresas expositoras e recebeu em quatro dias cerca de 70 mil visitas de lojistas, distribuidores, importadores e industriais de calçados e acessórios de couro, representando 34.000 razões sociais. Estes números foram 9% superiores à edição de 2006.
Os compradores vieram de todo o Brasil e do exterior, com destaque para países da América do Sul e Estados Unidos. A presença internacional no evento também cresceu nesta edição: o número de países representados saltou de 60 em 2006 para 68 países em 2007.
Mas não foi apenas de visitas que se construiu o sucesso da feira. Após conhecerem as novidades do outono/inverno 2007, lojistas e importadores deixaram com os expositores pedidos estimados em R$ 5,2 bilhões (vendas imediatas e contratos que deverão ser fechados nos próximos 60 dias), com crescimento de 4% sobre a feira anterior.
Francisco Santos, presidente da Couromoda, destacou que o clima positivo da feira.
“Diferentemente dos últimos três anos, período em que o setor calçadista sofreu fortemente o impacto da questão cambial e da agressiva presença da China no mercado mundial de calçados, nesta edição percebemos uma nova postura otimista. Os industriais mostraram que estão encarando de frente as mudanças de mercado e buscando suas próprias soluções. As indústrias expositoras da Couromoda representam 90% da produção brasileira de calçados e o que se viu nesta feira foram altos investimentos em design, serviço ao comprador, marketing e estratégias para ampliar a competitividade de cada marca, seja no mercado brasileiro, seja na exportação”, afirmou.
Cerca de 25% do total de vendas anuais da indústria brasileira de calçados costumam ser fechadas ou encaminhadas na Couromoda, a única feira comercial do primeiro semestre. “Esta edição foi altamente vendedora, completou Santos, e acredito que 2007 será o ano da retomada para a nossa indústria”.