Com gols de Jonas, Borges, Mário Fernandes e Hugo o tricolor venceu o Veranópolis por 4 a 2 e garantiu sua vaga nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 2010.
Da Redação [email protected]
Jogando no estádio Olímpico, na noite desta quarta-feira, 17, o Grêmio deixou a desconfiança da sua torcida de lado e goleou o Veranópolis por 4 a 2. Com gols de Jonas, Borges, Mário Fernandes e Hugo o tricolor venceu o VEC e garantiu sua vaga nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de 2010.
Leia Mais
Gauchão 2010: Inter-SM vence e é o primeiro semifinalista
Gauchão 2010: Chance de revanche para os times da Chave 1
O Grêmio começou o jogo como um time grande deve começar todos os jogos contra um time de menor expressão. Sem dar espaços para os jogadores do Vereanópolis trocarem passes o tricolor da capital controlava o jogo, mesmo sem ter grande chance de gol, o time comandado pelo técnico Silas encurralou o VEC.
Com essa proposta de jogo o Grêmio abriu o placar logo aos 10min, quando Jonas aproveitou a falha da defesa do Vereanópolis, após falta mal batida por Rochemback, dominou a bola, se livrou do zagueiro e chutou de perna esquerda no canto esquerdo do goleiro Vanderlei para fazer 1 a 0.
Após o gol o Grêmio manteve a pressão, mas sem oferecer perigo ao gol do goleiro Vanderlei. O Vereanópolis só foi assustar aos 23min com Eduardinho que depois de tabelar com um companheiro finalisou para linda defesa de Victor. Depois desse lance de perigo o VEC se animou e adiantou a sua marcação, levando perigo com João Paulo aos 26min e Marquinhos aos 33min.
Aos 38min foi a vez do Grêmio conseguir encaixar um contra-ataque, Rochemback faz preciso passe para Borges que estufa as redes de Vanderlei, aplindo o placar para o Grêmio na primeira etapa.
O início da segunda etapa foi quase uma reprise do início da primeira, mas o Grêmio não conseguiu fazer o gol e o castigo veio aos 12min. Fábio Rochemback erra o passe no meio campo e o VEC aproveita para armar um contra-ataque fulminante. Marcos Paraná recebe na entrada da área e chuta a bola desvia na defesa do Grêmio e tira completamente o goleiro Victor da jogada. Com esse gol sofrido o Grêmio mantêm rotina de tomar gol em todos os jogos em 2010.
Após o gol do Vereanópolis o Grêmio continuou dominando a partida, mas o VEC novamente voltou a acreditar na sua classificação e adiantou a marcação em busca do empate.
O jogo ficou aberto, mas sem finalizações precisas dos atacantes de ambas equipes. Foi então que um jogador de defesa resolveu se aventurar ao ataque. Aos 37min Mário Fernandes avançou com a bola, invadiu a área, entortou o defensor do VEC e soltou uma bomba de perna direita para fazer o gol e ampliar a vantagem tricolor.
Sei minutos mais tarde o Grêmio escapou com Borges que pedalou na frente da zaga e rolou para Hugo, que entrou no lugar de Jonas, estufar as redes de Vanderlei confirmando a classificação tricolor para as semifinais.
O VEC ainda descontou com Romano, aos 45min, com um chute de longe contando com Victor que falhou feio e colocou a bola para dentro do gol. Mas já era tarde.
Agora na semifinal vamos ter Grê-Nal, não o oficial, mas o genérico, já que na outra semifinal o Inter de Santa Maria venceu por 2 a 0 e eliminou o São José-Poa em pleno estádio Passo D’Areia.
Com as vitórias de Grêmio e Inter-SM a Chave 1 já avança com dois clubes para as semifinais, derrubando as estatísticas que apontavam os times da Chave 2 como favoritos a no mínimo 3 vagas.
Ficha do Jogo:
Grêmio (4): Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício e Fábio Santos; Ferdinando, Fábio Rochemback (Willian Magrão), Douglas e Leandro; Jonas e Borges. Técnico: Silas.
Vereanópolis (2): Vanderlei, Dudu (Fábio Silva), Ademir, Marcelo Ramos e Romano; Marquinhos, Fernando Miguel (Fernando), Eduardinho e Marcos Paraná; João Paulo (Andre Luis) e Kito. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Gols: Jonas, aos 10min, e Borges, aos 38min do primeiro tempo. Marcos Paraná, aos 12, Mário Fernandes, aos 37, Hugo, aos 43, Romano, aos 45 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maurício, Fábio Santos, Rafael Marques, Mário Fernandes e Fábio Santos (Grêmio); Marquinhos, Ademir, Andre Luis e Romano (Veranópolis).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS). Data: 17/02/2010. Árbitro: Leonardo Gaciba. Auxiliares: José Franco Filho e Marcelo Oliveira.