Evento integra programação oficial do FSM e começa neste sábado. Mais de cinco mil pessoas em três mil barracas durante uma semana na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.
Felipe de Oliveira [email protected]
Que rufem os tambores! Vai começar o Acampamento Intercontinental da Juventude – AIJ. Não importa a cor, raça ou religião…
Leia Mais
Contagem regressiva para o Acampamento Intercontinental da Juventude em Novo Hamburgo
Página oficial do Acampamento Intercontinental da Juventude
Página oficial do Fórum Social Mundial 2010
A partir deste sábado, dia 23, Novo Hamburgo recebe militantes sociais de todo o mundo que vêm para o Fórum Social Mundial – FSM 2010. Ao comemorar 10 anos, o evento é descentralizado. Com atividades em Porto Alegre – sede principal –, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Sapiranga, além da Capital Nacional do Calçado, cidades administradas atualmente pelo Partido dos Trabalhadores – PT, com exceção da Capital gaúcha.
Os acampados começaram a chegar à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, no distrito rural hamburguense, na semana passada. Na última terça-feira, dia 19, já havia militantes do Uruguai, Argentina, Itália, Espanha e também brasileiros.
Além dos 14 hectares em Lomba Grande, o AIJ terá atividades em outros locais. No total, são oferecidas mais de 300 opções aos participantes. Um dos destaques é a pioneira criação do Espaço de Livre Ocupação (ELO). Para saber mais entre em contato com a organização pelo telefone 51 – 3036-2162 ou acesse a página oficial do AIJ na Internet. A abertura oficial do FSM 2010 em Porto Alegre ocorre na segunda-feira, dia 25.
ACAMPADOS CONTRIBUEM NA MONTAGEM DOS
ESPAÇOS EM BUSCA DE OUTRO MUNDO POSSÍVEL
Um dos primeiros grupos a chegar foi o Aldeia da Paz, responsável pela montagem do espaço EcoAldeia, que receberá os acampados, visitantes e oficinas sobre desenvolvimento sustentável, Meio Ambiente e práticas ecológicas.
Thomas Enlazador, 33 anos, veio de Pernambuco e diz que a idéia do Aldeia da Paz é mostrar que existe a possibilidade de um mundo diferente, mais justo e fraterno. “Nós somos uma convergência de coletivos que trabalham a prática de outro mundo possível, regido pela sustentabilidade, economia solidária e cultura da paz”, explica. “As pessoas que passarem por aqui durante todos os dias vivenciarão isso.”
O grupo que participa do acampamento há cinco anos está trabalhando na montagem de uma cozinha comunitária, com um forno de barro, que vai preparar cerca de 400 refeições servidas durante o AIJ. Outra proposta do grupo é o Sanitário Seco, um novo modo de aproveitar os resíduos humanos.
Em um espaço diferente do acampamento, mas com objetivos parecidos, a educadora uruguaia Estela Benlancor, 30 anos, chegou ao acampamento na segunda-feira, dia 18, ao lado de amigos. “Este é o segundo ano que eu participo. Vim mais cedo para ajudar a organizar o acampamento”, conta.
Todos os espaços e a infra-estrutura da área residencial foram construídos com a ajuda das secretarias municipais da Prefeitura de Novo Hamburgo. A promessa é de que tudo estará pronto para o início do evento, neste sábado.
Com informações da Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo
FOTOS: divulgação / Renata Arteiro – PMNH