Orquestra Sonarte inaugura projeto “Concerto Oficial” neste domingo no Museu Histórico da cidade.
A partir deste domingo, dia 13, a comunidade leopoldense passa a ter acesso gratuito a apresentações de música clássica. A Orquestra Sonarte inaugura o projeto Concerto Oficial no Museu Histórico de São Leopoldo, às 10 horas da manhã.
E não pára por aí. O programa financiado pelo Ministério da Cultura que visa a difundir a música erudita conta ainda com o projeto Música no Museu para as Escolas, lançado na semana passada. Escolas e comunidade em geral poderão conferir concertos da orquestra leopoldense a cada dois meses. Além de oportunizar o acesso ao estilo musical, explica o regente Mauro Gomes, o programa possibilita que jovens músicos mostrem seu talento.
A orquestra surgiu em 2006. São 13 jovens, com idade média de 16 anos, que desenvolvem suas habilidades com instrumentos como viola, violino, violoncelo e contrabaixo. “O objetivo é oportunizar a formação de instrumentistas através da prática”, completa o regente.
Os projetos de facilitação do acesso à música clássica são financiados pelo Ministério da Cultura com base na Lei Rouanet (incentivo à cultura) e gestão da produtora Um Cultural. O patrocínio é de ThyessenKrupp Elevadores, Gedore e Bins Indústria de Artefatos de Borracha. Apóiam Gráfica Souza e Museu Histórico de São Leopoldo. As entradas serão sempre gratuitas e cada concerto deve reunir 150 pessoas.
GUAÍBA – Nos dias 20 e 23 de dezembro, será a vez da cidade de Guaíba apreciar o talento dos jovens da Sonarte. Também como parte do programa, a orquestra faz um dos concertos para os colaboradores da ThyessenKrupp Elevadores. Os espetáculos seguem em 2010 e a expectativa dos organizadores é de que o número de espectadores supere as duas mil pessoas até o fim do ano.
Informações de VERSÃO FINAL Comunicação – [email protected]
FOTO: divulgação