Escolas preparam ajustes finais para entrarem na avenida e sacudirem as arquibancadas de Novo Hamburgo
A poucos dias do desfile oficial, escolas de samba de Novo Hamburgo dão os ajustes finais para a festa de Carnaval. A celebração, que realizada no dia 4 de fevereiro, fez agilizar os preparativos do evento organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação das Entidades Recretativas, Culturais e Carnavalescas de Novo Hamburgo.
Mesmo assim, a expectativa é de que 30 mil pessoas prestigiem a folia que distribuirá R$ 20 mil em prêmios às escolas que oferecerem o melhor espetáculo. Nas sedes das agremiações, o ritmo da bateria se mistura ao som das ferramentas dos operários que juntos trabalham arduamente na montagem dos carros alegóricos para que tudo corra bem na avenida.
Para o presidente da associação carnavalesca, João Neves, organizar o carnaval antecipadamente dá trabalho, mas é gratificante. “Este ano como há muito tempo não acontecia, a folia será logo nos primeiros dias de fevereiro. Mas o esforço compensa, pois se trata de uma festa maravilhosa”, comenta, destacando que o desfile deve agradar aos foliões já que para os que amantes do carnaval, quanto antes melhor!
Na luta pelo prêmio principal de R$ 10 mil, as agremiações aquecem os instrumentos, ensaiam suas coreografias e dão os últimos retoques nos adereços. Tudo isso para percorrer com perfeição nos 50 minutos do regulamento os 175 metros de extensão da pista José Eli Teles da Silveira.
Enredos prometem sacudir arquibancadas
O início da festa acontece às 21h, com desfile da escola mirim. Em seguida, desfila na avenida a corte de carnaval e, às 21h30min, tem início o desfile oficial. A Escola Portela do Sul é a primeira a pisar na avenida trazendo o samba-enredo ¨Portela Canta Santo Antônio da Patrulha¨. A apresentação seguinte é da Escola Aí Vêm Os Marujos, com o samba ¨De Cada Região, uma Representante da Beleza da Mulher Brasileira¨. Na seqüência, o desfile segue com a Império da São Jorge e samba-enredo ¨O Exemplo vem de Baixo¨.
Uma das favoritas do desfile, a Cruzeiro do Sul é a quarta escola a entrar na avenida. Buscando o título desse ano, a escola aposta no meio-ambiente com o tema ¨Reconstruindo o Ciclo Natural¨, de autoria do compositor Jailson Barbosa da Silva. Encerrando o desfile, a Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel homenageia o Cirque du Soleil. A atual campeã hamburguense busca manter a hegemonia dos últimos carnavais cantando ¨Protegidos Reinventa a Magia do Cirque Du Soleil¨, samba enredo criado pelo compositor Tom Astral.
Os foliões terão acesso livre para assistir a festa. Uma arquibancada com 190 metros quadrados estará disponível no local.