Programa deseja incentivar o controle de natalidade das famílias carentes de Novo Hamburgo, para isso, mais uma UBS adere ao planejamento familiar
Com o objetivo de auxiliar no planejamento produtivo das famílias hamburguenses que mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Redentora, está aderindo ao Programa de Planejamento Familiar. Todas as outras UBSs da cidade já estão trabalhando no Programa de Planejamento Familiar. A unidade da Redentora adere ao programa neste ano, com a construção da nova sede.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no ano passado, 2007, distribuiu à comunidade: 20.275 preservativos masculinos, 17.403 cartelas de anticoncepcional oral, 1.820 ampolas de anticoncepcional injetável e 157 dispositivos intra-uterinos (DIUs) como métodos contraceptivos temporários. Além dos métodos contraceptivos também foram realizadas 184 vasectomias nos homens e 188 cirurgias de ligadura de trompas em mulheres.
Raul Cassel, prefeito em exercício, lembra que o planejamento familiar é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Na região Sul do País, que é mais instruída, as famílias já têm optado por ter menos filhos. Dificilmente, veremos casais com seis, oito, 12 crianças, como ocorria no passado. A média hamburguense é de 2,4 filhos por casal”, ressaltou. Cassel, que também é médico, afirma que os jovens estão buscando mais informações sobre gravidez.
O Programa de Planejamento Familiar é realizado com a orientação de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e médicos para que seja encontrado o método mais adequado a cada família, explicou a titular da Semsa, Suzana Ambros Pereira. O método de vasectomia e ligadura é recomendado apenas a casais com mais de 35 anos e que já tenham três filhos. “É um método praticamente irreversível e precisa ser bem pensado. Não queremos a esterilização em massa da comunidade, mas que as pessoas tenham consciência da responsabilidade que é mais uma criança na família”, afirma Suzana.
O Programa oferece serviços gratuitos e está disponível em praticamente todos os bairros, salienta a responsável pelo setor de Planejamento Familiar da Semsa, Maria Celina Ritter. “O serviço não está limitado à distribuição de métodos contraceptivos, mas também oferece a orientação necessária aos casais, tanto em grupos quanto individualmente, para as pessoas tenham uma vida sexual saudável”, diz.
Mais informações sobre o Programa de Planejamento Familiar podem ser obtidas diretamente na UBS mais próxima, ou no setor de Planejamento Familiar, rua General Osório, 868, bairro Hamburgo Velho, telefone (51) 3581 3322.