O meteorologista Nilson Wolff da Rede de Climatologia de Campo Bom faz uma previsão sobre o clima na segunda quinzena de janeiro
Com temperaturas muito elevadas, sensação térmica, em muitas vezes, de 40ºC, o calor do verão está sendo uma preocupação dos gaúchos, que não sabem se chove, faz frio ou calor de 40ºC. Nesta quarta-feira, dia 16, a redação do novohamburgo.org conversou com o meteorologista Nilson Wolff da Rede de Climatologia de Campo Bom, sobre o clima deste primeiro mês de 2008.
A temperatura registrada hoje em Campo Bom, onde a temperatura é tradicionalmente a mais alta do Estado, marcou 35,5ºC, com umidade do ar em 65% e sensação térmica de 40ºC. A região da campanha também está se destacando com altas no termômetro, nos últimos dez dias, passando dos 34ºC, decorrente de massas de ar quente vindas da Argentina, explicou o meteorologista.
“Em termos gerais, está tudo dentro do normal climatológico previsto para o mês de janeiro. Este ano o verão está mais quente que no ano passado, mas muito menos, que em 2006, onde a primeira quinzena de janeiro chegou a marcar 42ºC”, analisa Wolff.
Ainda nesta quarta-feira deve chover, seguindo com chuva abundante na quinta e sexta-feira, e possíveis pancadas também no final de semana. Confirmando esta previsão, por volta das 18h15, começou a chover em Novo Hamburgo. Com isso, a temperatura já deve ficar mais agradável. A sexta-feira vai estar com temperatura, em média, 10ºC mais baixa que hoje, dia 16, ficando em torno de 25ºC, conforme prevê Nilson Wolff.
A segunda quinzena de janeiro deve ser de clima primaveril, e a partir de segunda-feira, dia 21, o tempo promete ser seco e agradável, ficando sempre abaixo dos 30ºC. “O Vale do Sinos tem tendência ao calor por questões geográficas, e quem quiser fugir do forte calor tem duas opções. Se deslocar para o litoral ou viajar de férias para a região de Cambará do Sul e São Francisco de Paula onde o clima é mais ameno”, conclui.