Atividade gratuita integrante do projeto Cemitérios Patrimoniais via, neste sábado, ensinar a identificar estilos, símbolos e significados presentes em lápides históricas de Dois Irmãos
A Arte Cemiterial apresenta simbologias e linguagens visuais que revelam como eram os ritos de passagem e suas representações décadas atrás. Para destacar elementos característicos do final do século XIX e início do século XX em Dois Irmãos, antiga Colônia de São Leopoldo, será realizada neste sábado a visita guiada “Simbologia e Arte Cemiterial”, no Cemitério Evangélico do Travessão (Rua Alberto Rubenich, 3020). A atividade acontece das 9h às 12h, é gratuita e aberta ao público, com inscrições até esta sexta-feira (21/11) pelo link do projeto Cemitérios Patrimoniais para visita guiada.
A ação integra o projeto Cemitérios Patrimoniais: Preservando Memórias e Materialidades, que promove a valorização de espaços cemiteriais como locais de memória, arte e cultura. Durante as três horas de atividade prática, os participantes poderão observar lápides com esculturas detalhadas, símbolos religiosos, motivos florais e elementos da arquitetura neogótica, entre outros estilos presentes no cemitério. “Os espaços cemiteriais são espaços de memória coletiva. São lugares de história, arte e simbologia. Na visita, vamos conversar sobre esses aspectos, revisitando origens e significados”, explica a idealizadora do projeto, a arquiteta e mestre em Patrimônio Cultural Ingrid Arandt. “Apreciar a Arte Cemiterial é olhar para os detalhes de cada lápide e identificar seus estilos e símbolos”, destaca.
O Projeto Cemitérios Patrimoniais: Preservando Memórias e Materialidades – Etapa I tem financiamento da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS), por meio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
Com informações de Adriane Costa.
LEIA TAMBÉM:
Oficina gratuita em Dois Irmãos ensina manutenção e conservação preventiva da arte cemiterial
Casa Schmitt-Presser celebra 40 anos como patrimônio histórico
