A edição da Zero+, realizada de 17 a 19 de novembro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, encerrou com um impacto direto no futuro do setor calçadista brasileiro
Além de apresentar novas coleções outono/inverno, a feira Zero+ tornou-se palco de um anúncio que deve alterar a dinâmica dos eventos especializados no país: a Merkator Feiras e Eventos confirmou novas datas para suas duas principais feiras — o SICC e a própria Zero+ — reposicionando o calendário nacional do setor.
A partir de 2026, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, também em Novo Hamburgo. Já a próxima edição da Zero+ está marcada para os dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2027, novamente na Fenac. As mudanças, segundo a organização, refletem uma necessidade de adequação estratégica do mercado e foram recebidas de forma amplamente positiva pelos expositores, lojistas e profissionais que participaram da feira.
“O clima foi de recomeço, de retomada do protagonismo de Novo Hamburgo como Capital Nacional do Calçado”, destacou Roberta Pletsch, diretora da Merkator. Segundo ela, a decisão foi aprovada por diferentes elos da cadeia produtiva. “Estou muito aliviada. Recebemos apoio de todos que entenderam que estamos trilhando uma nova estrada, que exige dedicação. A mudança de local e de datas foi assertiva. Estou me sentindo abraçada e amparada”, afirmou.
Vendas acima do esperado durante a Zero+
Além das discussões estratégicas que movimentaram os corredores da feira, os resultados comerciais também superaram as expectativas. “Muitos expositores relataram vendas acima do previsto. Ouvi empresários comentando que venderam muito bem nos três dias”, disse Pletsch.
Entre os casos de destaque está o da Catri Bolsas, de Novo Hamburgo, integrante do grupo Estação Moda RS. A empresária Margareth Becker contou que recebeu diversas encomendas do mercado interno — especialmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina — além de um pedido expressivo para o Uruguai.
“Estou muito orgulhosa do desempenho dos meus produtos e, principalmente, por estar aqui ajudando a construir uma nova história para o nosso setor”, afirmou.
União estratégica entre sindicatos e entidades empresariais
A realização da Zero+ contou com o apoio de 11 sindicatos e duas entidades empresariais, reforçando o alinhamento institucional em torno da consolidação das feiras gaúchas como referência nacional do setor calçadista.
Entre os parceiros estão sindicatos industriais de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Farroupilha, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Sapiranga, Três Coroas e o SICERGS, além da ACI NH/CB/EV/DI e da FIERGS.
Para a Merkator, essa união é fundamental para consolidar as mudanças anunciadas e fortalecer o posicionamento do Rio Grande do Sul no cenário calçadista brasileiro. A presença ativa destas entidades durante a Zero+ reforçou o espírito de cooperação e a visão compartilhada de futuro para o segmento.
Com informações de Marta Araújo/Merkator Feiras e Eventos.
LEIA TAMBÉM: Prato Principal de novembro destaca os segredos da liderança inspiradora com Ronan Mairesse
