O projeto Canto Coral na Escola, da Presto Produções, reúne 116 alunos das séries iniciais de quatro escolas públicas
O Teatro Municipal de São Leopoldo será palco, no dia 25 de novembro, às 18h, de um dos momentos culturais mais emocionantes do ano na cidade: a grande apresentação da Mostra das Oficinas de Canto Coral Infantojuvenil, reunindo 116 alunos das séries iniciais de quatro escolas públicas. O espetáculo marca a conclusão do projeto Canto Coral na Escola: Inclusão e Transformação, conduzido pela Presto Produções desde julho, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Canto Coral na Escola: Inclusão e Transformação
O projeto Canto Coral na Escola envolveu crianças de escolas localizadas em regiões atingidas pela enchente de maio de 2024 — um aspecto que reforça o caráter social e transformador da iniciativa. Participam da mostra estudantes das Escolas Municipais João Goulart (Vila Brás), Tancredo Neves e Mário Fonseca (Arroio da Manteiga) e São João Batista (bairro São João Batista).
Segundo Lúcia Passos, diretora artística da Presto Produções e preparadora vocal do projeto, a apresentação será um marco para os alunos e para a comunidade.
“Será um momento ímpar para celebrar o desenvolvimento artístico e a inclusão social alcançados por estes jovens. É a primeira vez que todas essas crianças cantarão juntas para o público, mostrando o resultado de um trabalho intenso. Acreditamos no poder da cultura para um mundo melhor, e o canto é uma das manifestações mais completas e encantadoras”, destaca.
As oficinas semanais foram ministradas pela regente Angela Dillemburg, com acompanhamento da pianista Sara Ramos — ambas responsáveis por guiar os grupos até a apresentação final.
Formação para professores amplia o impacto do projeto
Além das atividades com os alunos, o projeto também ofereceu uma capacitação para educadores, concluída neste mesmo dia 25. Ao todo, 17 professores de Sapucaia do Sul, Esteio, Campo Bom, Sapiranga, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Portão participaram da formação, que buscou dar base técnica para que novas iniciativas de canto coral possam nascer dentro das escolas públicas da região.
As aulas foram ministradas pelo maestro João Paulo Sefrin, por Lúcia Passos (técnica vocal), por Yasmin Kortz (teoria e percepção musical) e pela fonoaudióloga e preparadora vocal Franceli Zimmer.
A Mostra ainda terá participação especial de um grupo vindo de Sapiranga, regido por um dos professores formados na capacitação. “Isso já demonstra o alcance do nosso propósito: multiplicar a cultura e fortalecer projetos de canto coral nas escolas”, comemora Lúcia.
Evento aberto ao público e com entrada franca
A apresentação é gratuita e aberta para toda a comunidade — famílias, educadores, músicos, amantes da cultura local e quem desejar prestigiar o trabalho de mais de uma centena de crianças que encontraram na música um espaço de expressão, desenvolvimento e acolhimento.
Presto faz 20 anos em 2026

A Presto Produções é uma das principais referências em música, formação cultural e projetos artísticos no Rio Grande do Sul. Fundada em 2006 e sediada em São Leopoldo, a companhia atua na promoção de oficinas, cursos, recitais e grandes espetáculos, impactando crianças, jovens e adultos por meio da arte.
Ao longo de quase duas décadas, a Presto consolidou uma trajetória marcada pela excelência musical e pela democratização do acesso à cultura, assinando iniciativas como o espetáculo A Família Tannenbaum, a execução da 9ª Sinfonia para mais de duas mil pessoas em 2024, o Réquiem de Mozart, em 2025, e uma série de projetos aprovados por leis de incentivo, como Rouanet e LIC.
Composta pelos sócios Lúcia Passos e Aílton Abreu, além de formar corais, grupos instrumentais e promover turnês didáticas, a empresa oferece consultoria e assessoria cultural, estendendo sua atuação por toda a região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos e Serra Gaúcha.
LEIA TAMBÉM: Presence Led Zeppelin revive o som dos anos 70 no Teatro Municipal de São Leopoldo
Serviço
Mostra das Oficinas de Canto Coral Infantojuvenil
Data: 25 de novembro de 2025
Horário: 18h
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo — Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro
Ingresso: Entrada franca
Realização: Presto Produções
Apoio: Secretaria Municipal de Educação
Com informações de Elizabeth Renz, da Beth Renz Imprensa & Relacionamento.
