Segurança pública de Novo Hamburgo é tema de audiência em Porto Alegre na Secretaria de Segurança Pública do RS
O Secretário Adjunto de Segurança e Delegado Dagoberto Albernaz Garcia recebeu na tarde desta quinta feira, dia 10, o deputado João Fischer, o Prefeito em exercício de Novo Hamburgo Raul Cassel, o Presidente do Consepro de Novo Hamburgo, Rogério Forcolen, o vice presidente Diogo Boos, para tratar de assuntos relacionados a segurança de Novo Hamburgo.
O Presidente do Consepro de Novo Hamburgo relata que entregou ao secretário um gráfico da produtividade dos batalhões e fez a sugestão de um programa de moradia para os policiais militares dentro do município, pedindo a parceria do deputado, também propôs que a 2º Delegacia de Policia venha para o antigo prédio da prefeitura e em troca pede que o estado ceda o prédio da antiga Caixa Econômica Estadual para que ali seja instalada a farmácia popular. O Secretário prometeu a comitiva hamburguense analisar as propostas.
Conforme assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do estado o prefeito em exercício Raul Cassel teria levado o apoio do Poder Público de Novo Hamburgo e de sua comunidade à gestão de José Francisco Mallmann e Garcia à frente da SSP, já marcada, em pouco mais de nove meses, por uma qualidade no planejamento administrativo e operacional dos organismos da segurança pública gaúcha.
Em sua argumentação, Cassel salientou da participação ativa de Novo Hamburgo na construção de uma segurança integrada entre Estado e município. Lembrou que, para isso, a Guarda Municipal da cidade do Vale dos Sinos tem sido parceira da Polícia Civil e Brigada Militar em ações operacionais. Exemplificou que mais de R$ 500 mil foram aplicados pelo Executivo nos últimos dois anos apenas na contratação de estagiários para as quatro delegacias locais.
Já o deputado Fischer, ressaltou o fato de Novo Hamburgo ser um pólo e as ocorrências policiais registradas no município ganharem repercussão regional. Argumentou que novos investimentos empresariais em Novo Hamburgo também dependem de uma leitura estratégica da iniciativa privada sobre a oferta de segurança local.
A comitiva ressaltou ao secretário-adjunto o desejo de que 90% , de um efetivo de 39 policiais militares atualmente em curso no Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale dos Sinos, permaneça no município.
Houve também o pedido para que imóvel desabitado, antes ocupado pela 2ª Delegacia de Polícia, possa receber a Delegacia da Mulher. Conforme o prefeito, a cedência viria em contrapartida à liberação, por parte do Executivo, do antigo prédio da Prefeitura as forças policiais do Estado.
Cassel solicitou, ainda, que a SSP adquira duas câmeras de vídeo, de um total de 12, que serão instaladas pelo poder público local no bairro Santo Afonso. Já o presidente do Consepro, Rogério Forcolen, enfatizou o recente repasse de R$ 31 mil por parte da entidade para a recuperação de viaturas da Brigada Militar, mostrando, segundo ele, o comprometimento da comunidade com as forças públicas do setor.
Após ouvir as reivindicações, o secretário-adjunto explicou que a manutenção dos 39 PMs em Novo Hamburgo, terminado o treinamento, depende, exclusivamente, do Comando da corporação. Frisou, também, que o repasse de viaturas oriundas dos Jogos Pan- Americanos também obedece à determinações específicas de cada uma das instituições ligadas a SSP, tendo como referencial as prioridades e carências de cada instituição no âmbito do Estado.
Conforme Garcia, a realidade da Segurança Pública no país requer a integração dos municípios com Estado e União e que uma tendência irreversível é a de crescimento das guardas municipais, como unidades de apoio aos demais organismos públicos do segmento.
Sobre as reestruturações organizacionais na Brigada Militar e Polícia Civil, Garcia foi didático, afirmando que os projetos prevêem a transformação de estruturas administrativas em estruturas operacionais, qualificando a prestação de serviços à comunidade. Acompanhou o secretário-adjunto no encontro o assessor de Demandas Públicas da SSP, capitão Evandro Egídio Zambonato.