Caminhadas, palestra sobre saúde mental e passeio de integração marcam o calendário de outubro no Mês do LongeViver.
O Sesc Novo Hamburgo preparou uma programação especial para celebrar o Mês do LongeViver, iniciativa que valoriza o bem-estar, a convivência e o envelhecimento ativo. A agenda reúne atividades gratuitas ao longo de outubro, com caminhadas, palestra, confraternização e passeio de integração, em parceria com diversas instituições da região.
A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira, 8 de outubro, com uma caminhada em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, saindo da Praça do Imigrante (Av. Pedro Adams Filho, 5400), às 8h. A ação marca o início de um mês dedicado a promover saúde, movimento e troca de experiências entre os participantes.
“É um mês para valorizarmos a experiência, a convivência e a qualidade de vida das pessoas idosas, promovendo momentos de lazer, conhecimento e integração”, explica Géssica Antoniazzi, Agente de Programas Sociais do Sesc Novo Hamburgo.
Programação de outubro destaca saúde mental e integração entre cidades
No dia 6 de outubro (segunda-feira), às 14h, o destaque é a palestra com o médico geriatra Dr. Leandro Minozzo, que abordará o tema “Saúde Mental e Envelhecimento”, no Centro Municipal de Cultura (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro). A entrada será 1kg de alimento não perecível, a ser doado a entidades assistenciais do município.
A programação segue no dia 9 de outubro (quinta-feira) com caminhada no Parcão de Campo Bom (Av. Carlos Strassburger Filho, 2-184), às 9h, seguida por almoço de confraternização e gincana no Clube 15 de Novembro (Av. Brasil, 3092). As atividades terão a participação conjunta dos grupos de Maturidade Ativa de Novo Hamburgo e Campo Bom, reforçando os laços entre os participantes das duas cidades.
Encerrando o mês, no dia 15 de outubro (quarta-feira), haverá um passeio de integração para Tramandaí, reunindo os grupos da Maturidade Ativa de ambas as cidades. A atividade encerra o ciclo de eventos de 2025 com o objetivo de fortalecer vínculos e celebrar a longevidade com alegria e pertencimento.
Mais informações podem ser obtidas na Unidade do Sesc Novo Hamburgo (Rua Bento Gonçalves, 1537), pelo telefone e WhatsApp (51) 3593-6700.
Programa Maturidade Ativa: mais de duas décadas de valorização da longevidade
O Programa Sesc Maturidade Ativa, coordenado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, está há mais de 20 anos em atividade no Rio Grande do Sul, promovendo qualidade de vida, autonomia e protagonismo social para pessoas com 50 anos ou mais.
Atualmente, são 59 grupos ativos em todo o Estado, que desenvolvem ações de convivência, lazer, aprendizado e voluntariado. O movimento busca redefinir o significado do envelhecimento, valorizando a participação social e o papel das pessoas idosas como agentes de transformação nas comunidades.
“É uma iniciativa que vai além do lazer: trata-se de um movimento de cidadania. O idoso contemporâneo é ativo, participativo e deseja estar inserido no contexto social, cultural e tecnológico de sua cidade”, destaca a coordenação estadual do programa.
Mais informações sobre o Maturidade Ativa estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.
Mês do LongeViver – Programação completa
06/10 (segunda-feira)
Palestra “Saúde Mental e Envelhecimento” – Dr. Leandro Minozzo
14h – Centro Municipal de Cultura (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro)
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
08/10 (quarta-feira)
Caminhada em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo
8h – Praça do Imigrante (Av. Pedro Adams Filho, 5400 – Centro)
09/10 (quinta-feira)
Caminhada no Parcão de Campo Bom – ? 9h
Almoço e Gincana de Confraternização – ? 12h – Clube 15 de Novembro (Av. Brasil, 3092 – Campo Bom)
15/10 (quarta-feira)
Passeio de Integração NH + Campo Bom – Tramandaí
Informações: (51) 3593-6700 – Sesc Novo Hamburgo
LEIA TAMBÉM: Sesc Novo Hamburgo abre as portas neste sábado (27/09) com atividades físicas, culturais e de saúde
Um mês para celebrar o bem viver
Com uma programação diversificada e inclusiva, o Mês do LongeViver reforça o papel do Sesc como promotor de bem-estar, saúde e convivência intergeracional. As atividades valorizam a experiência e a trajetória dos participantes, lembrando que envelhecer é também continuar vivendo com qualidade, propósito e alegria.
Com informações de Moglia Comunicação/Sesc.
