Filhote de um metro foi encontrado em tubulação e devolvido à natureza pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente
Um filhote de jacaré-do-papo-amarelo foi resgatado na manhã desta quinta-feira (18) pela equipe da Direção de Proteção Ambiental (DPA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADU). O animal foi encontrado por trabalhadores da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) durante a substituição de uma antiga tubulação na Rua Odon Cavalcante, no bairro Canudos.
O réptil estava dentro da estrutura que está sendo trocada pela Prefeitura para melhorar o escoamento da água na região.
Espécie ameaçada
De acordo com o biólogo Carlos Normann, o animal é um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), tem cerca de quatro meses de idade e mede aproximadamente um metro de comprimento. A espécie, que está ameaçada de extinção, é típica da fauna local e costuma ser avistada nos banhados do Rio dos Sinos.
O jacaré-do-papo-amarelo se alimenta principalmente de pequenos invertebrados e insetos.
Origem provável
Como a Rua Odon Cavalcante fica próxima à Avenida dos Municípios, região de banhado, a suspeita é de que o animal tenha chegado ao local após o aumento do nível dos arroios na semana passada, quando houve registro de chuvas intensas.
Serviço de resgate
O serviço de resgate de animais silvestres da DPA pode ser acionado pelo telefone (51) 3097-1990, em horário comercial. Há ainda um número de plantão, disponível para ligações de quinta a domingo — às quintas e sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados e domingos, das 12h às 23h: (51) 99645-7266.
LEIA TAMBÉM: