Aposentados e pensionistas acima de 60 anos com renda de até dois salários mínimos, podem requerer passagens interestadual de graça
Pessoas acima de 60 anos, aposentados e pensionistas, com renda mensal de até dois salários mínimos, podem receber passagens interestaduais de graça. Para isso, é necessário que o interessado se cadastre nos postos de atendimento que ficam nos centros de Desenvolvimento Social e nas secretarias municipais de Assistência Social levando a carteira de identidade e comprovante de residência.
Após o cadastro, em 30 dias deve ser emitido uma carteira para o usuário. Os cadastrados que precisarem usar o serviço antes de receber a carteira, podem adquirir as passagens informando o número do registro e apresentando documento de identidade. A assessora Departamento de Proteção Social Especial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maria das Graças Bibas, informou que é obrigatório que cada ônibus disponibilize dois assentos de graça para os aposentados e pensionistas.
Quando a cota dos ônibus estiver esgotada, o cadastrado pode optar por comprar a passagem recebendo desconto de 50%, e neste caso, não há limite de assentos desde que seja para o uso do cadastrado. Maria das Graças também explicou que o procedimento é muito simples e as empresas estão colaborando, por isso, os idosos não precisam ter receio de se depararem com um processo complexo e burocrático.
Atualmente, cerca de 47 mil idosos já utilizam o benefício.“O principal objetivo desse trabalho é proporcionar a essas pessoas o direito de viajar a outros estados para tratamentos médicos”, disse a assessora. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 7072003.
Fonte: Agência Brasil