Município ocupa a 32° colocação no ranking estadual
Compromisso histórico com a educação
O município de Morro Reuter se consolida como uma referência na alfabetização no Rio Grande do Sul. Com 76,90% das crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental em 2024, a cidade ocupa a 32ª posição entre os 497 municípios gaúchos no Indicador Criança Alfabetizada. A média estadual foi de 44,7% e a nacional, 59,2%.
O resultado coloca Morro Reuter na liderança entre todos os municípios dos vales do Sinos e Paranhana Encosta da Serra. O desempenho é fruto de investimentos contínuos em infraestrutura escolar, formação de professores, recursos pedagógicos, atendimento educacional especializado (AEE) e parcerias interinstitucionais.
Reconhecimento e gratidão
Para o prefeito Airton Bohn, o resultado é motivo de orgulho. “Temos profissionais que realizam um trabalho diferenciado e se esforçaram para que o resultado seja positivo. Fica o desafio de continuarmos promovendo uma educação de qualidade que proporcione aos alunos as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento”, afirmou.
A secretária municipal de Educação e Desporto, Sônia Feldmann, destacou que a gestão pedagógica inovadora e responsável, intensificada nos anos de 2023 e 2024, consolidou o município como referência. “Nossa história segue alinhada à tradição e conectada aos desafios contemporâneos, reafirmando a educação como eixo central do desenvolvimento social e humano”, disse.
O que é o Indicador Criança Alfabetizada
O índice, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede o percentual de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que atingem o padrão nacional de alfabetização estabelecido pelo programa Alfabetiza Brasil. No RS, as avaliações são aplicadas pelo Alfabetiza Tchê, em cooperação com o Inep, permitindo o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação.
Investimento acima da média
Em 2024, Morro Reuter investiu R$ 9,34 milhões na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), equivalente a 29,24% do orçamento — acima do mínimo constitucional. Para 2025, estão previstos R$ 9,67 milhões (29,22%), valor que pode ser ajustado conforme a necessidade.
A rede municipal atende 598 estudantes em seis escolas — quatro de Educação Infantil e Ensino Fundamental e duas de Educação Infantil. O município também recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reconhecimento do MEC pelo trabalho realizado.
Apoio individualizado
O trabalho de alfabetização no município prioriza atendimento personalizado, levando em conta as necessidades e dificuldades de cada estudante. Crianças com necessidades educacionais específicas recebem suporte especializado para garantir seu desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM: