Evento reforça combate à violência contra a mulher, com palestras, relatos e atividades de conscientização na Praça do Imigrante
A Lei Maria da Penha (11.340/2006) completou 19 anos na última quinta-feira (7), consolidando-se como um marco na luta por justiça e proteção às mulheres. Para celebrar e refletir sobre sua importância, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) promoveu uma palestra na Casa das Artes, ao lado da Praça do Imigrante, com a participação da promotora de Justiça Roberta Gabardo Fava, titular da Promotoria Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Novo Hamburgo.
Agosto Lilás: conscientização e prevenção
O evento integra a campanha nacional Agosto Lilás, que busca conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher. No espaço, banners retratavam casos reais de vítimas de feminicídio, muitas delas jovens e até grávidas. Entre os temas abordados, esteve a identificação precoce de sinais de violência, como forma de evitar que casos evoluam para agressões graves ou homicídios.
Segundo a promotora, a violência raramente começa de forma física. “Começa com pequenas atitudes, como o isolamento da vítima de sua família e amigos. Isso acontece muito antes das pessoas verem um olho roxo”, afirmou Roberta.
Atuação da Patrulha da Lei Maria da Penha
A Patrulha Maria da Penha, representada em Novo Hamburgo pelos soldados da Brigada Militar Scheila Padilha e Onizio Oliveira, realiza o primeiro contato com a vítima após a denúncia. “Muitas vezes, essas mulheres sustentam sozinhas a casa e cuidam dos filhos. A questão psicológica é muito forte. Já ouvimos de uma vítima que o sonho dela era ter uma família, mesmo em meio à violência”, relatou Scheila.
Próximas ações do Agosto Lilás
Na quarta-feira (13), a SDSH realizará novas atividades na Praça do Imigrante:
-
8h às 9h – Aula do Programa Melhor Idade (PMI)
-
9h às 11h – Tendas de saúde e informações da Procuradoria da Mulher da Câmara
-
9h às 11h – Distribuição de panfletos da campanha Agosto Lilás
-
10h às 11h – Ação pedagógica com apoio da Guarda Municipal
-
11h às 12h – Ação pedagógica em frente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Canais de apoio e denúncia
As mulheres podem procurar atendimento nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Viva Mulher e Florescer, localizados na Rua David Canabarro, 20, 6º andar, Centro, das 8h às 17h.
Telefones:
-
Viva Mulher: (51) 3097-9482
-
Florescer: (51) 3527-1882 / (51) 3527-1874
-
Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres: (51) 3097-9400, ramal 6110
Canais de denúncia:
-
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
-
Disque 190 – Emergência Policial
-
Disque 153 – Guarda Municipal
LEIA TAMBÉM: