Com mais de 30 mil visitantes, feira se consolida como evento tradicional da cidade; atrações culturais, exposições e produtos locais foram destaque
Durante 3 dias, a 4ª edição da Ruralfest ocorreu no Ginásio do Chimarrão e áreas adjacentes. Com mais de 30 mil visitantes, a feira superou expectativas e gerou um desejo a todos os expositores e visitantes por mais dias de festa. A programação, repleta de atrações culturais, exposições de animais e comércio local, demonstrou a força do evento, que já se firma como uma das principais atividades do calendário municipal.
“Quero agradecer a todos os envolvidos na organização e no trabalho voluntário, e, claro, ao público que novamente compareceu em peso. Com certeza vamos analisar os pedidos para, no ano que vem, fazer uma feira ainda mais especial”, declarou o prefeito Diego Francisco.
Evento plural e gratuito
A Ruralfest é uma realização da Prefeitura Municipal de Estância Velha, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT) e Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA). Em 2025, o evento contou com patrocínio Master de Sicredi Pioneira e Internet Voa, patrocínio Prata da Construtora Lüdke e Cresol, patrocínio Bronze da Nutrisul e Nattusul, além de apoio de diversas empresas locais.
Sexta com diversão e boas-vindas
A programação começou com atrações para as crianças e famílias. O parque inflável e a exposição de animais chamaram a atenção do público, especialmente as lhamas da Happy Farms, de Lomba Grande. Um dos destaques foi a apresentação de Conan, o cão K9 da Guarda Municipal, que mostrou suas habilidades de faro e segurança.
À noite, a mascote Ruralita subiu ao palco ao lado de autoridades para abrir oficialmente o evento. “Essa é uma feira que valoriza nossos trabalhadores e nossa cidade”, disse o vice-prefeito Airton Haag. O encerramento da noite ficou por conta dos shows de Tranco Véio e Rogério Magrão e Banda.
Sábado de casa cheia e negócios aquecidos
O segundo dia foi marcado por lotação máxima e um sábado ensolarado. Visitantes aproveitaram as atividades ao ar livre, como o Circuito Aventura, os Jogos Rurais, trenzinho, picnic, e as oficinas da Emater.
A área de exposição da agricultura familiar, indústria e comércio também teve movimento intenso. O comerciante Anderson Pereira, morador do bairro Rincão dos Ilhéus, comemorou as vendas. “Só no primeiro dia vendemos mais de 40 quilos de queijo. A expectativa é ultrapassar os 150 quilos”, relatou.
Desfile do Dia do Colono encerra a programação
No domingo (27), as celebrações começaram com o tradicional Desfile do Dia do Colono, com saída da Praça 1º de Maio rumo ao local da feira. Agricultores e produtores rurais desfilaram com trajes típicos, reforçando o vínculo da cidade com suas raízes.
“A Ruralfest é um espaço dos colonos e queremos que eles se apropriem cada vez mais desse momento”, afirmou Viviane Diogo, secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária.
A programação se encerrou com o espetáculo teatral “Thiltapes – Volta ao Mundo”, apresentações da cadela K9 Themis, da Polícia Civil de Novo Hamburgo, além das atrações musicais Nycolas Pereira, Cambona e Bochincho, que fecharam com chave de ouro o evento.
LEIA TAMBÉM: