Mutirão oferece regularização de documentos e acesso ao mercado de trabalho para imigrantes e refugiados em Novo Hamburgo.
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), promove nesta quinta-feira (3) um mutirão exclusivo para imigrantes e refugiados que vivem no município. A ação acontecerá no CRAS Primavera, localizado na Rua Marcírio José Pereira, 201, das 10h às 15h.
Organizada em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial e o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR/RS), a iniciativa oferece regularização de documentos junto à Polícia Federal, elaboração de currículos e encaminhamento para vagas de emprego em empresas locais.
Segundo Jeferson Mendes, gerente de Igualdade Social da SDSH, o objetivo é facilitar o acesso desse público a serviços essenciais e à inserção no mercado de trabalho. “Nosso foco é auxiliar na regularização da documentação e apoiar os imigrantes na busca por oportunidades formais de emprego”, destaca.
A estimativa é de que mais de 2.300 imigrantes e refugiados residam hoje em Novo Hamburgo. Com o aumento desse número nos últimos anos, a demanda por ações como essa se tornou cada vez mais necessária, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com a inclusão e os direitos dessa população.
LEIA TAMBÉM: