Novo Hamburgo ganhou destaque internacional na quarta-feira (11) ao sediar uma das atividades mais importantes do 12º Encontro da Plataforma de Territórios Criativos e Culturais América-Europa. Especialistas de sete países visitaram Hamburgo Velho para um dia de imersão no bairro histórico e criativo da cidade.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o projeto Caminhos de Hamburgo Velho e a Universidade Feevale, o encontro integra a programação internacional da Plataforma América-Europa, que termina neste sábado (14), em Porto Alegre. O evento visa compartilhar experiências bem-sucedidas entre América Latina e Europa e fortalecer o intercâmbio de conhecimentos entre gestores culturais e governamentais.
O roteiro cultural percorreu locais históricos, como o Museu Nacional do Calçado, Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Museu Comunitário Schmitt Presser, além de espaços contemporâneos como Glass Mall, Fat Bull Tap House e o Swan Hotel.
LEIA TAMBÉM: Dois Irmãos celebra o mês do café colonial com evento gastronômico
Para o curador colombiano Conrado Uribe, Hamburgo Velho surpreende pela união entre tradição e inovação: “Novo Hamburgo é um território forte em criação, com um patrimônio que precisa ser cultivado para florescer”. Ele também destacou a importância do sentimento de pertencimento para a articulação entre diferentes setores.
A especialista Paula Trujillo ressaltou a capacidade da cidade em conectar patrimônio e inovação, destacando o projeto Caminhos de Hamburgo Velho como exemplo inspirador para outras regiões.
O secretário de Cultura, Angelo Reinheimer, enxerga na visita um reconhecimento do potencial do território como espaço de inovação cultural e cidadania. “Hamburgo Velho é um microcosmo desse futuro possível, onde a cultura é motor e a memória, matéria-prima para o desenvolvimento do amanhã.”
LEIA TAMBÉM: Técnico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa visita escola em São Leopoldo