O projeto “Olhar Atento” foi lançado nesta segunda-feira (24) na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso, com o objetivo de garantir que alunos de 8 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a atendimento oftalmológico e melhores condições de aprendizado.
A iniciativa é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a clínica oftalmológica Barcellos e Rios. A partir da segunda quinzena de abril, as escolas poderão solicitar à SMED a avaliação de estudantes com dificuldades visuais. Após análise, uma equipe da clínica irá até a unidade de ensino para realizar os exames.
LEIA TAMBÉM: Novo Hamburgo registra aumento de casos de tuberculose e reforça combate
“Nós vamos olhar para as crianças que precisam, que hoje tem dificuldade de leitura, na identificação das palavras, aquelas que temos a certeza de problemas de visão”, explica a titular da SMED, Simone Schneider.
Por ser um projeto-piloto, apenas a Arnaldo Grin será atendida inicialmente. “Mas temos o interesse de expandir para todas as escolas do Município e assim atender as nossas crianças”, destaca a secretária de Saúde, Betina Espindula. Com a ampliação, a ideia é fazer atividades itinerantes, com a equipe da empresa indo até as escolas e fazendo a avaliação com os alunos.
“São projetos assim que vão nos permitir recuperar o prestígio e fazer as melhorias necessárias para a nossa cidade. Nada mais justo que, aqui no Santo Afonso, nós darmos início a este trabalho, de cuidar de todas as crianças do nosso Município”, salienta o prefeito Gustavo Finck.
LEIA TAMBÉM: Estação Primeira de São Léo é a campeã do Carnaval