O Vale – Como encara o desafio de um novo mandato como prefeito? Considera que o eleitor aprovou sua gestão, ao conduzi-lo novamente ao Palácio Municipal?
Jerri Meneghetti – O novo mandato traz ainda mais responsabilidade, devido à expressiva votação que obtivemos na eleição. Teremos o mesmo empenho, a mesma dedicação e ainda mais motivação para trabalhar pelo nosso município. Segundo avaliação, tivemos cerca de 75% de aprovação da nossa Administração, o que refletiu em quase 70% em votos no pleito de outubro. Foram muitos desafios enfrentados neste mandato e, mesmo assim, conseguimos entregar conquistas históricas para a população.
O que não pôde ser realizado nos últimos quatro anos que deve ser enfrentado a partir de 2025?
Teremos que enfrentar muitos desafios, mas acredito que o principal deles será a escassez de recursos, pois as previsões são de queda de desempenho e menos recursos federais para os municípios. Temos algumas metas importantes para o município, como a elaboração do projeto para o Centro de Eventos, estruturação de uma nova via de acesso, duplicação de um pontilhão com prolongamento de rua, instalação de uma nova unidade de educação infantil, mais projetos na área de educação, investimentos no hospital e outras prioridades.
Os municípios gaúchos vêm perdendo arrecadação nos últimos anos, situação agravada pelas enchentes de maio. Qual a situação financeira do Município?
Graças ao controle e nossa conduta de austeridade, o Município fechou o mandato com as contas rigorosamente em dia, grandes obras realizadas e com expectativa de um pequeno superávit. Os investimentos tendem a reduzir em proporção, mas continuarão sendo realizados, de acordo com a disponibilidade.
As áreas de educação e saúde carecem de atenção especial no quesito investimentos? Em geral, o que será preciso ser realizado nesses setores fundamentais?
Realizamos grandes investimentos nestas áreas. Nosso Município mantém um hospital pequeno, mas com características de médio porte, o que exige constantes investimentos. Temos uma grande rede de atenção básica em saúde para ser mantida, além de contratos com clínicas e laboratórios. Na área de educação, fizemos investimentos históricos, sendo que os frutos estamos colhendo com a melhoria constante de nossos índices. Para o porte de Dois Irmãos, os investimentos estão adequados, mas, na medida do possível, faremos ainda mais para incrementar estas áreas.
Como planeja incrementar o desenvolvimento econômico de Dois Irmãos? E o turismo poderá receber mais atenção?
Nossa prioridade é o desenvolvimento da economia local. É isso que proporciona ao Município a receita necessária para investimentos e manutenção da máquina pública. Vamos seguir aprimorando nossa lei de incentivos para atrair novas empresas de forma constante, proporcionando sempre um ambiente favorável para empreender e inovar. Fizemos a cisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deixando sob a responsabilidade desta pasta os departamentos de Indústria, Comércio, Agricultura e Inovação e Tecnologia. Saíram os departamentos de Turismo e Cultura para a recém criada Secretaria de Turismo e Cultura. Estas mudanças passam a valer no início do ano e certamente vão proporcionar uma maior dinâmica nestas áreas, ao mesmo tempo que o Turismo e Cultura, que têm se destacado em nosso Município, passam a receber atenção de uma secretaria, com novas estratégias para o desenvolvimento de roteiros, empreendimentos e potencialização dos nossos já consagrados eventos, como Natal dos Anjos e Kerb de São Miguel.