Quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, foi o dia das cerimônias de posse dos novos prefeitos das cidades do Vale dos Sinos, destacando a transição para um novo ciclo administrativo, desafios e expectativas de avanços para os próximos quatro anos.
Com cerimônias que refletem o compromisso com suas comunidades e os desafios do contexto político e econômico, os prefeitos e seus vices foram empossados em eventos que reuniram autoridades e população. Em Campo Bom, Sapiranga, Portão, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter, cada cidade celebrou a confiança dos eleitores e definiu as metas para o futuro.
Campo Bom
Giovani Feltes (MDB) assumiu pela quarta vez o cargo de prefeito de Campo Bom, acompanhado da vice-prefeita Gênifer Engers (PDT), em cerimônia realizada no Teatro do CEI, Auditório Marlise Saueressig. Giovani Feltes e Gênifer Engers foram eleitos com 18.853 votos, 48,80% dos votos válidos.
Feltes, que já governou a cidade nos períodos de 1989 a 1992, 2001 a 2004 e 2005 a 2008, reafirmou seu compromisso com a população. “A população pode esperar muito trabalho e dedicação, como sempre aconteceu. Muito mais experiente, agora com uma nova realidade na cidade, na região e no Estado. É possível ter a continuidade de um bom governo, realizado pelo Luciano Orsi (PDT) e pelo Paulo Gomes, e iniciar eu e a Gênifer uma nova fase na cidade, junto com a população, e alcançar êxito no nosso intento, de modo geral, realizar coisas boas que vão melhorar a cidade, melhorando a vida das pessoas”, reforça.
Campo Bom elegeu 11 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Alexandre Hoffmeister (PP)
- Celsinho (Republicanos)
- Cleber Nunes (MDB)
- Jair Wingert (Republicanos)
- Jorge Bellé (PL)
- João Paulo (MDB)
- Kayanne Braga (PDT)
- Marasca (Republicanos)
- Michele Closs (PDT)
- Paulo Silveira (MDB)
- Professor Jéferson (PDT)

Dois Irmãos
Em cerimônia marcada pela chuva, Jerri Meneghetti (PP) tomou posse para seu segundo mandato como prefeito de Dois Irmãos, ao lado de seu vice, Juarez Stein (MDB), no Largo Felippe Seger Sobrinho, palco da celebração do Natal dos Anjos, no Centro da cidade.
Reeleito com 12.544 votos, mais de 68% dos votos válidos, em uma eleição que contou com quatro candidatos ao cargo de prefeito, Jerri Meneghetti ressaltou o compromisso assumido para o novo mandato. “Tivemos uma votação extremamente expressiva e isso é a demonstração da confiança da comunidade no nosso trabalho. Isso nos honra muito, mas aumenta nossa responsabilidade.”
Dois Irmãos elegeu 9 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Ederson Bueno (MDB)
- Betinho Klein (PP)
- Elony Nyland (Elo) (MDB)
- Sérgio Kroetz (PP)
- Paulinho Gehrke (PP)
- Tenente Tavares (PP)
- Kelvin Penedo (PT)
- Professora Andrea Blume (MDB)
- Celina Christóvão (MDB)

Estância Velha
Diego Francisco (PSDB) assumiu a prefeitura de Estância Velha, ao lado de seu vice, Airton Haag (PP), após uma reeleição expressiva: 16.624 votos, o equivalente a 64,64% dos votos válidos.
O ato foi realizado na Sociedade de Canto União. Durante o evento, Diego Francisco enfatizou a superação como característica do primeiro mandato. “Enfrentamos, juntos, momentos difíceis. Enchentes, pandemia de covid-19, surtos de dengue. Foram tempos que nos testaram, mas que também nos tornaram mais fortes”, comenta Diego.
Estância Velha elegeu 9 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Antônio Worst (PL)
- Beti Griebeler (PSDB)
- Carlos Bonne (PDT)
- Jose Dresch (PSDB)
- Lucas Argentino (MDB)
- Nina Klaus (PP)
- Otávio Luft (PL)
- Professor Marcelinho Stoffel (Cidadania)
- Yuri Campos (PP)

LEIA TAMBÉM: Gustavo Finck assume como prefeito de Novo Hamburgo e promete governo atuante
Ivoti
Valdir Ludwig (PP), novo prefeito de Ivoti, tomou posse ao lado de seu vice-prefeito Alexandre dos Santos (PP) e dos nove vereadores que conquistaram uma vaga na Câmara Municipal. O ato ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ivoti.
Eleito com 7.817 votos válidos, Ludwig enfatizou a importância da inclusão de pessoas com deficiência e o compromisso com a superação e motivação da população. “É um símbolo de inclusão, respeito e valorização da diversidade. Quero reconhecer as conquistas deles no esporte, mas também reforçar a importância de garantir acesso e visibilidade às pessoas com deficiência, promovendo um ambiente mais acessível e igualitário. Tenho um compromisso com a inclusão social e a promoção de uma sociedade que celebra as conquistas e os direitos de todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas”, afirmou o prefeito.
A cerimônia também contou com a presença de atletas locais de destaque, destacando o papel do esporte na formação da cidade.
Ivoti elegeu 9 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Arlei (PP)
- Armando (PP)
- Dejair Machado (PP)
- Ivanir Mees (Republicanos)
- Marcio Guth (Pode)
- Marli H Gehm (PP)
- Pires (PP)
- Rodrigo Erhart (Pode)
- Volnei Saude (Republicanos)

Morro Reuter
Airton Bohn (PP) assumiu seu segundo mandato como prefeito de Morro Reuter com sua vice-prefeita Sônia Feldmann (União), no Centro de Cultura juntamente com os vereadores eleitos. Airton Bohn e Sônia Feldmann foram eleitos com 3.237 votos, totalizando 73,89% dos votos válidos. Guido Dilkin foi eleito presidente da Câmara de Morro Reuter.
O prefeito eleito deu um discurso focado na escuta da comunidade e na união para a construção de um futuro melhor para a cidade. “Ingressei na política impulsionado pelo desejo de contribuir para uma Morro Reuter melhor, onde crianças, jovens, adultos e idosos possam viver, sonhar e concretizar seus objetivos. Em todo tempo, o bem da comunidade sempre foi o foco de minhas ações. Destaco que a boa política é aquela que prioriza as pessoas, seu bem-estar e qualidade de vida”, destacou.
Morro Reuter elegeu 9 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Antenor Weber (União)
- Daniel Theisen (PP)
- Galo Fino (PP)
- Guido Dilkin (PP)
- Jaque (União)
- Lauri Kaefer Caçamba (União)
- Tiago Kolling (PP)
- Valmir Zimmer Kiko (MDB)
- Wanderlei Pitcha (MDB)

Portão
Delmar “Kiko” Hoff (PDT) e Ardêmio D’Ávila (PDT) foram empossados como prefeito e vice-prefeito de Portão, eleitos com 17.575 votos, totalizando 91,31% dos votos válidos. O ato foi realizado no Centro de Eventos Antônio Carlos Dias e contou com a presença dos secretários municipais, representantes da comunidade e familiares dos eleitos.
Portão elegeu 11 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Cleo do Liberdade (PDT)
- Dioni Bandeira Salgadinho (PP)
- Elias Trein (PT)
- Fatima Tenedini Coelho (Pode)
- Joice Dillenburg (PDT)
- Leco (MDB)
- Reginaldo Coelho (Pode)
- Roberto Leitão (PDT)
- Tássilo Weber (PDT)
- Vilson Borba (PDT)
- Zé Toquinho (PL)

Sapiranga
Carina Nath (PP) foi reeleita prefeita de Sapiranga no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, juntamente com seu vice Caleb Santos (PL).
Carina foi eleita com mais de 68% dos votos e com apoio majoritário na Câmara, onde cinco dos 11 vereadores são do PP e outros cinco integram partidos aliados. A prefeita eleita afirmou que terá foco na população mais vulnerável em seu novo mandato. “Vamos continuar trabalhando pelas pessoas, principalmente daquelas que mais precisam, indo ao encontro da população e a ouvindo para entender suas reais necessidades, esse é o diferencial.”
Sapiranga elegeu 11 vereadores nas eleições, veja quem são eles:
- Alcindo Luz (PP)
- Gabrielly de Oliveira (PT)
- Greici Medina (Cidadania)
- Leandro Costa Enfermeiro (PP)
- Marconi Ebert (PL)
- Mirco Coronetti (MDB)
- Pablo Ideal (Republicanos)
- Pedrinho do Transporte (PP)
- Professora Olivia (PP)
- Tiago Moraes (PP)
- Valmir Monteiro (MDB)

LEIA TAMBÉM: Heliomar Franco assume como prefeito de São Leopoldo ao lado da vice Regina Caetano