Apesar de pouco difundido em nossa cidade, Novo Hamburgo é considerada um polo de músicos e artistas do Jazz. O estilo afro-americano ganhou o mundo no final do século XIX e desembarcou em terras brasileiras, ganhando adeptos em todo o país, principalmente por sua linguagem universal.
Com o intuito de apresentar esta manifestação cultural popular ao público de Novo Hamburgo, a Mostra Musical Manolo Jazz Clube realizou apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de novembro na Escola Municipal Harry Roth (Santo Afonso), na Ação Encontro, projeto social da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), e no Campus Três Bar (Feevale), buscando contemplar os públicos infantil, assistencial e universitário. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, através do edital de Fomento à Produção artística, na categoria Mostras artístico-cultural.
Projeto encerra no dia 14 de dezembro com show gratuito
O Projeto Mostra Jazz encerra no dia 14 de dezembro, com apresentação gratuita no Chalé da Visconde, em Novo Hamburgo. O espaço é aberto ao público a partir das 16h, com show às 18h. Na ocasião, diversos músicos de destaque do cenário do Jazz de Novo Hamburgo e da música popular se reúnem para um show representando as diversas influências do jazz, especialmente o Gypsy Jazz, ou Jazz Cigano, e suas influências nômades.
LEIA TAMBÉM: Guia de Viagem celebra o turismo e a diversidade de Novo Hamburgo
Sonoridade cativa crianças
Pouco conhecidos pelas crianças, os instrumentos como Sousafone e washboard (tábua de lavar roupa) causaram o encantamento das crianças da Escola Harry Roth e da Ação Encontro. “A importância de levar essas sonoridades a escolas, Ongs e espaços culturais da cidade vem da ideia de acessibilidade cultural e também do incentivo a conhecer diferentes culturas e abrir horizontes às crianças e jovens da cidade de Novo Hamburgo para sonoridades que vão além das mídias convencionais, possibilitando o conhecimento de novas histórias e formas de fazer cultura”, destaca Márcio Fulber, produtor do projeto.
Além da apresentação musical, os músicos realizaram um bate-papo com o público infantil, contando a história do jazz, seu surgimento e difusão pelo mundo como linguagem musical universal.
Estilos musicais e influências
Durante a Mostra Musical Manolo Jazz Clube, foram apresentados subgêneros do Jazz tradicional, como o Dixieland e o Gypsy Jazz.
Surgido entre os escravos do Sul dos Estados Unidos, o Dixieland é conhecido pelos seus ritmos alegres e dançantes, e sua principal característica é o uso de instrumentos improvisados, como tábuas de lavar roupa (percussão) junto a instrumentos militares de sopro, já que as pessoas escravizadas não tinham, na maioria das vezes, acesso a outros instrumentos.
Já o Gypsy Jazz ou Jazz Manouche é um estilo surgido nos anos 30 entre os guitarristas ciganos que viviam nos arredores de Paris, influenciados pela música cigana e o jazz. Sua principal característica é o ritmo suingado de violões, em que estes fazem a função de percussão.
LEIA TAMBÉM: Projeto social distribui óculos para comunidade carente