O Rio Grande do Sul encerrou sua participação nos Jogos da Juventude 2024 com 42 medalhas (13 ouros, 13 pratas e 16 bronzes) conquistadas em João Pessoa, na Paraíba, entre 13 a 28 de novembro. Na modalidade atletismo foram quatro medalhas: um ouro, duas pratas e um bronze. No salto em altura, Maria Eduarda da Cunha, de 15 anos, aluna da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, conquistou o ouro. Seu colega Gustavo Scolari , 17 anos, foi prata no salto em distância.

O técnico Mário Garcia Kickhöfel. revela que a atleta treina de três a quatro vezes por semana. “Neste ano, ela teve um grande salto de qualidade nos resultados, ganhou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-16”, rrecorda. Em João Pessoa ela estipulou a melhor marca do Brasil no ano, sendo a primeira do ranking brasileiro.
O treinador rasgou elogios ainda à dupla de hamburguenses medalhistas. “Gustavo e Maria Eduarda vêm tendo um ótimo ano. Este desempenho reflete toda dedicação que tiveram durante todo o ano. São motivo de muito orgulho para todos nós”, comenta o treinador e coordenador do Esporte da IENH.
Apoio fundamental
A participação teve apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL); e a delegação do RS terminou a competição em quinto lugar entre os 26 Estados participantes e o Distrito Federal. Assim, manteve a colocação obtida em 2023, com o acréscimo de uma medalha a mais na campanha geral.
Sobre os Jogos
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas com a formação de jovens atletas e profissionais do esporte. Desde 2000, os jogos reúnem anualmente mais de 4,5 mil atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas participam das etapas classificatórias em cada Estado.
*veja mais resultados no site da Secretaria do Esporte e Lazer