A Sicredi Pioneira RS reinaugurou o Espaço Sicredi no bairro Scharlau, em São Leopoldo, na segunda-feira (25), retomando as operações após a enchente que atingiu a região em maio. Nesta retomada, a unidade combina serviços bancários com ambientes voltados à comunidade.
Como parte das comemorações, o espaço abriga a exposição Memórias Sedimentadas, do artista Fernando Cardoso. A mostra utiliza materiais coletados das enchentes, como madeira e lama, para criar obras que narram histórias e emoções das pessoas afetadas pelo desastre. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Na inauguração, também foi anunciada a inauguração do Espaço Sicredi Campina, prevista para 2025 no bairro Campina. Embora as obras tenham sido adiadas devido às enchentes, o investimento foi mantido, reforçando a mensagem de esperança e o compromisso com a recuperação da comunidade.
LEIA TAMBÉM: Novo Hamburgo lidera índice de educação entre cidades gaúchas grandes
O diretor executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stahl, contou sobre o propósito de abrir o espaço para a comunidade. “Até então, este espaço era apenas uma agência, um local para os associados realizarem negócios e relacionamento. A partir de agora, chamamos de Espaço Scharlau, porque além da agência, agora temos um espaço pensado para a comunidade. O conceito é justamente esse: criar um ambiente físico onde a comunidade possa se encontrar, aprender, cocriar, ensinar, discutir os problemas do bairro e buscar soluções coletivas. Em resumo, é um espaço para a comunidade da Scharlau chamar de seu. Não é da cooperativa, é um presente da cooperativa para Scharlau e representa a nossa crença e confiança na recuperação do bairro após a tragédia que ocorreu aqui em maio, que também afetou a nossa agência”, disse Stahl.
O diretor de operações da cooperativa, Fábio Schumacher, frisou a importância da retomada. “Este momento é muito importante para nós, pois representa a retomada da agência de Scharlau. Vivemos um período emblemático aqui na nossa região, e esta agência também foi atingida pelas enchentes, assim como muitos de nossos associados e membros da comunidade. Agora, essa retomada traz consigo um novo significado: a transformação de uma simples agência em um verdadeiro espaço para a comunidade”, explicou Schumacher.
A gerente do espaço, Natiele Mezacasa Rambo, trabalha na Sicredi Scharlau há mais de dois anos e destacou o objetivo do local nesta nova etapa. “O Espaço Sicredi Scharlau foi pensado especialmente para a comunidade, oferecendo um auditório com capacidade para mais de 40 pessoas e duas salas que podem acomodar até 10 pessoas, disponíveis para coworking, reuniões e treinamentos. Tudo isso faz parte do nosso propósito de contribuir com a comunidade, que foi tão afetada. O objetivo é que a comunidade utilize este espaço de forma gratuita e aproveite as oportunidades que ele oferece”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM: Heliomar e Zucco encontram-se com Jair Bolsonaro em Brasília