As escolas municipais de Ivoti se destacou nos resultados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), ano-base 2023. Com uma média de 69,56, a Rede de Educação superou significativamente a média estadual, que ficou em 63,44; o que, na visão do governo, consolida a posição de Ivoti como referência em qualidade educacional na região.
Um dos maiores destaques foi o avanço no Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA), que atingiu 75,20. O número significa um salto expressivo em relação ao índice de 67,06 registrado em 2022. Este é calculado com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º Ano (etapa de Alfabetização), 5º Ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental. O IQA entra ainda a taxa de aprovação dos estudantes.
Os resultados impactam diretamente o rateio de uma parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinada aos municípios. Em 2024, o Estado investiu R$ 10,4 milhões na aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), base para a composição do índice. Os dados foram divulgados na última terça-feira, dia 19, pelo Governo do Estado.
Confira todos os dados aqui: https://imersvis.dee.rs.gov.br/