Líderes comunitários de Estância Velha, ao lado de representantes de outros municípios da Região Metropolitana, participaram do programa Portas Abertas, da Corsan Aegea. A iniciativa tem a proposta de mostrar as estruturas da Companhia e toda a dinâmica das operações do sistema de saneamento, além de estreitar a relação com a comunidade.
Mais de 20 pessoas foram recepcionadas na sede administrativa da Corsan, no Centro Histórico de Porto Alegre. No Centro de Operações Integradas (COI), os visitantes conheceram a tecnologia aplicada para acompanhar, em tempo real, 24 horas por dia, o funcionamento dos sistemas de abastecimento nos 317 municípios atendidos.
A segunda parada foi na Estação de Tratamento de Esgoto em Estância Velha, onde conheceram as estruturas e o processo que transforma o esgoto produzido por resíduos domésticos em material apropriado para ser devolvido ao meio ambiente. Na Estação de Tratamento de Água de Campo Bom, foram mostrados os procedimentos, desde a captação em rios, arroios ou lagos, até a chegada aos reservatórios, depois da purificação, para abastecer a população.