Novo Hamburgo e São Leopoldo receberam orientação para expandirem em seu território a Rede Bem Cuidar RS (RBC), com adesão de novas equipes. A resolução consta em publicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do guia de adesão para oito municípios que fazem parte do programa RS Seguro COMunidade (ainda para Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Viamão). No total serão ofertadas 56 vagas.
Cada uma receberá um incentivo financeiro estadual no valor de R$ 8 mil mensais do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (Piaps). Este foi criado para fortalecer a rede de cuidados e oferecer um atendimento mais eficaz à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os municípios deverão manifestar oficialmente o interesse de acordo com as orientações e os critérios estabelecidos no guia, no período de adesão que inicia nesta segunda-feira, dia 18, e encerra em 29 de novembro. As equipes deverão iniciar as atividades a partir do primeiro semestre de 2025. Mais informações nesta página.
Sobre o programa
O RS Seguro COMunidade é um programa do Governo do Estado focado em políticas sociais preventivas e transversais, priorizando áreas em situação de vulnerabilidade. O intuito é melhorar as condições de vida e promover a segurança e o bem-estar da população.
Além da área da saúde, o RS Seguro COMunidade também tem ações de geração de renda, engajamento jovem, educação e cidadania e meio ambiente. Atualmente a RBC possui 605 equipes, funcionando em 495 municípios do Estado.