O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) foi inaugurado em Novo Hamburgo no último sábado, dia 19, já com agenda de eventos confirmados. Entre os dias 24 de outubro e 3 de dezembro haverá worshopts de inovação destinadas ao público já participante do Centro. O projeto foi financiado por meio de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor chegou ser considerado perdido ao final de 2016.
Localizado no bairro Canudos (rua Mundo Novo, 805), o Centro de Inovação e Tecnologia está em área de 11 mil m², sendo 7.258 de área construída. Ele conta com estrutura de coworking, arena, auditório, FabLab, espaços compartilhados e salas corporates, além de energia solar, reúso de água e garagem.
Seu conceito une com eficiência o tripé ‘poder público, empresas e entidades’, em um ecossistema capaz de promover a conexão e a inovação essenciais para o surgimento de novos negócios. Entre os destaques está o conceito de “Sandbox”, um ambiente regulatório experimental que permite a empresas testarem inovações por um período determinado. O objetivo é que possam operar com regras diferentes das demais, de forma a testar novas ideias.
Decolagem promissora
O CIT funciona com empresas de tecnologia, economia criativa, além do governo, com robótica e informática para educação municipal. A Fenac é gestora do CIT e a SX Negócios sua mantenedora. Outras sete instituições são credenciadas para rodar programas de inovação e fomento: IENH, Feevale, FTEC, Liberato, ACI-NH, CDL-NH e Abrameq. O diretor-executivo da Fenac, Lívio Bruno, destaca que a expectativa é de crescimento, uma vez que o CIT está em sua “decolagem”, com captação de novos fundadores, empresas para as outras categorias e consolidação de sua governança.