A ACI e a DGT Tecnologia em Segurança lançam, na próxima quinta-feira, 17 de outubro, às 14h, o projeto Cidade Segura, que visa fortalecer a segurança na área próxima à entidade, contribuir para a proteção do comércio e da comunidade de Novo Hamburgo e fomentar o uso da tecnologia de monitoramento para tornar a cidade e a região mais seguras.
A cerimônia de inauguração da primeira câmera de monitoramento de alta resolução, na Rua Joaquim Pedro Soares, 540, terá a participação de vice-presidentes, diretores da DGT, autoridades, dirigentes de entidades e deputados, entre outros convidados.
A tecnologia que une câmeras com Inteligência Artificial e sistemas sensoriais de iluminação giratórios não apenas inibe ações criminosas, que poderiam ser praticadas por indivíduos ou veículos suspeitos, mas também proporciona um ambiente mais seguro para consumidores e comerciantes, permitindo maior tranquilidade no exercício das atividades econômicas.
Os benefícios são diversos, tais como prevenção de crimes, por servir como fator dissuasório, reduzindo a incidência de manobras e tentativas de atos de vandalismo, e apoio às autoridades, pois as gravações poderão ser utilizadas como evidência em investigações policiais, contribuindo para a resolução de crimes e aumentando a segurança pública.
LEIA TAMBÉM: Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais encerram com sucesso
“Com clientes sentindo-se mais seguros, há aumento do fluxo de pessoas e, consequentemente, um estímulo ao comércio local. Um ambiente seguro é fundamental também para a valorização dos serviços da região, podendo atrair investimentos e novos empreendimentos”, explica o presidente da ACI, Robinson Klein.
Desenvolvida pela DGT, a tecnologia do Cidade Segura contempla câmera(s) de monitoramento de alta resolução que opera(m) 24h, cujas imagens são gravadas em nuvem e podem ser acessadas por órgãos de segurança, se necessário, a qualquer momento.
“A solução é capaz de monitorar, prevenir e interagir de forma inteligente e segura, por unir câmeras com Inteligência Artificial e sistemas sensoriais de iluminação giratórios. Ao identificar um elemento perigoso, a luz azul, que representa normalidade, torna-se vermelha por meio de IA ou do comando de um operador na central de monitoramento”, explica o executivo comercial da DGT, Jhone Ricardo Pinto.
A solução Safeway, com plataforma Vision, também possui um sistema de comunicação por áudio que pode ser acionado pela central de monitoramento, a fim de identificar qualquer informação relevante para o plano de ação imediato, além de integrações como reconhecimento facial, análise climática e mobilidade urbana.
Instalada em poste plotado de 3m de altura, a solução, com uma ou mais câmeras, poderá ser adquirida, com desconto, por associados da ACI para instalação em estabelecimentos comerciais, indústrias, centros de distribuição e outros locais. A solução é interligada com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e as unidades da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. Atualmente estão em operação 118 postes plotados, com 194 câmeras ativas em onze cidades do RS, que já realizaram 294 milhões de capturas de placas.
LEIA TAMBÉM: Prefeitos eleitos vão priorizar a comunidade; confira em O Vale