A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e o Observatório de Abelhas do Brasil promove até sexta-feira, dia 11, treinamento para atendimento de ocorrências sanitárias em apiários. Passam pela capacitação 35 servidores de todas as regionais da Seapi, entre fiscais estaduais agropecuários veterinários, agrônomos e técnicos agrícolas.
O treinamento é composto por parte teórica e prática. Nas atividades a campo, realizadas no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF), o professor Aroni Sattler demonstra como ter acesso às colmeias e fazer a coleta de abelhas. Já as pesquisadoras Jenifer Dias Ramos e Betina Blochtein orientam quanto ao uso do aplicativo Agrotag Abelhas, elaborado pelo Observatório de Abelhas do Brasil e pela Embrapa Meio Ambiente.
O curso faz parte de um termo de cooperação assinado entre a Secretaria e o Observatório, voltado ao Rio Grande do Sul, visando qualificar a vigilância na cadeia apícola e a investigação de mortandade das abelhas, visando à sua redução. Por meio do acordo, em junho deste ano, foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de campo nas regionais da Seapi. O Rio Grande do Sul já foi pioneiro com o inquérito sobre a ocorrência de Varroa destructor e do pequeno besouro das colmeias.