Em Sapiranga também teve confirmação de governo vigente, com a prefeita Carina Nath (PP) reeleita tendo 31.896 dos votos (68,18% dos válidos ), agora com Caleb Santos (PL) sendo seu vice-prefeito eleito. A vitória foi alicerçada na coligação “Juntos Fazemos mais Por Sapiranga”, que reúne ainda PRD / MDB / Republicanos e Federação PSDB/ Cidadania.
“A cada um que acreditou no projeto que cuida de verdade das pessoas. Mostramos que sim, é possível fazer política de forma limpa, honesta e transparente”, declarou a prefeita reeleita em seu Facebook, logo após encerrada a apuração de domingo, 06. Na rede social interagiu com eleitores, reiterando o compromisso de dedicar-se inteiramente à comunidade. “Vamos seguir trabalhando e colocar o futuro nas mãos de Deus, pois é Ele que sabe de todas as coisas!”, escreveu.
Na avaliação de Carina, venceu o projeto pelo qual a cidade seguirá no “caminho certo”, sendo que o principal mérito seria o trabalho para as pessoas. “Não trabalhamos pensando em carreira política ou em benefício próprio, mas sim, pensando no desenvolvimento e progresso da cidade”, declarou em entrevista ao Portal Vale do Sinos.
Assinalou ainda a criação de projetos inovadores no Rio Grande do Sul, a exemplo o primeiro Centro de Inovação com financiamento 100% público. “A primeira escola pública bilíngue inglês/português e a parceria público-privada da iluminação pública”, elencou.
Carina ainda falou da ampliação dos serviços de Saúde, por meio da contratação de médicos, oferta de exames e compra de cirurgias eletivas. “As urnas validaram o nosso trabalho e demonstraram que a velha política, dos ataques pessoais e sem projetos, ficou no passado”, declarou.

Legado Progressista
Sapiranga tem um cenário político incomum, onde nos últimos 20 anos, cerca de 14 foram de administrações Progressistas. A prefeita reeleita chama atenção à mudança que ocorre na direção do PP gaúcho, que traz um olhar diferente daquele do passado, abrindo espaço para novas lideranças. Este rumo é das políticas inovadoras e com gestão eficiente. “Hoje nosso partido tem o maior número de prefeituras no estado, demonstrando a nossa responsabilidade com os serviços públicos”.
O que disse ‘a rua’?

O Portal questionou Carina quando foi o exato momento que a campanha sentiu que tinha o prestígio da comunidade, ao qual ela refutou que o trabalho nunca foi feito pelo prestígio. “Mas sim, para realmente mudar a vida das pessoas e melhorar a nossa cidade”, argumentou.
Segundo ela, essa Administração iniciada em 2021 sempre esteve próxima da população, seja nas ruas ou no programa Gabinete de Portas Abertas, nas segundas-feiras. Então na campanha, a recepção foi com o abraço, o aceno e o aperto de mão, sempre passando a confiança na aprovação. Ela salienta que as pesquisas apontavam para a vitória, mas a certeza nós aconteceu no dia da eleição, com a resposta nas urnas. “Foram 31.896 pessoas que confiaram em nosso trabalho”, salienta.
Prioridades não devem mudar
Para definir rumos, Carina diz que as demandas não poderiam ser percebidas somente quando chegasse o período eleitoral, mas sim, durante toda a gestão. Para tato, foi fundamental sempre estarem nas ruas, conversando com a comunidade e entendendo suas necessidades. “Sabemos dos problemas, e trabalhamos para melhoramos sempre. Mais tecnologia, atrair novas empresas para gerar emprego e renda, manter a educação e saúde de excelência”, definiu.
Governo quase sem oposição
O Progressistas ainda não parou para pensar na composição do próximo governo, mas Carina aponta que sempre acontecem mudanças na transição. O que deve ser uma certeza é a tranquilidade para governar com um Legislativo 95% da base do governo. A respeito da colocação da reportagem, a prefeita reeleita comenta que seu Governo sempre teve bom diálogo com a Câmara de Vereadores. Todavia, enfrentou uma oposição por oposição, não uma oposição para construção do município, sendo que as urnas teriam comprovado este cenário. “Vamos manter esse diálogo, sendo muito transparentes como sempre fomos”, finalizou.