A ‘Cidade da Lavanda’ é outra que apostou na continuidade, conduzindo o atual vice-prefeito, Airton Bohn, ao cargo principal do Executivo a partir de 2025. O político do Progressistas (PP) teve 3.237 votos, o que corresponde a 73,89% dos válidos, em aliança com o União Brasil que colocou Sonia Maria Traesel Feldmann como sua vice. O adversário único teve 26,11% dos votos. “Por meio das urnas, os eleitores morro-reutenses mostraram que estamos no caminho certo”, sintetizou o prefeito eleito ao Portal.
Ele recorda que durante 8 anos trabalhou muito ao lado da atual prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, esforço que, em sua análise, agora é reconhecido pelo povo ao optar pela sequência de um projeto que “se dá de forma séria e com cuidado com o dinheiro público”. Também teria pesado na decisão o fato das obras “terem aparecido nas ruas”.

“O povo é atendido em suas necessidades! Não medimos esforços para cuidar de nosso município. Buscamos verbas junto às esferas estadual e federal”, descreveu. Bohn fez questão de assinalar que não houve corrupção no governo, com cada “centavo sendo gerido com muita seriedade”, pois este dinheiro vem do povo por meio dos impostos e ao povo deve retornar.
Honestidade foi base da campanha
Por lógico, esta foi a tônica da campanha eleitoral, literalmente “a promessa de continuidade de uma administração que vem dando certo”. Mas Bohn observou que na propaganda nunca prometeu nada que não esteja ao seu alcance. “Ao defender o governo em que sou vice, somente falei a verdade e apresentei fatos, sem demagogias”, resumiu.
Ele saliente que não é do seu perfil “enrolar” as pessoas, ou perder tempo atingindo quem pensa diferente; sendo mais voltado ao trabalho honesto e leal a seus princípios. “Não negocio valores, e isso eu tive que mostrar durante a campanha”, comentou, ao reiterar que assim administrará a prefeitura de Morro Reuter pelos próximos 4 anos.
Quem fica e quem sai
A composição do novo governo ainda não foi discutida, especialmente se na montagem da ‘equipe Bohn e Sonia’ haverá continuidade de secretários do governo vigente. “O que posso afirmar de antemão é que a atual equipe é muito boa, pois considera a capacidade técnica do profissional”. Outra certeza é a de manter a linha de trabalho, alcançada através da escolha das pessoas por sua competência, seriedade e dedicação.
Deixar de ser “corredor de passagem”
Mesmo prosseguindo à frente de um governo aclamado, Airton Bohn diz que tem sua própria plataforma e com várias metas, dentre as quais destaca a busca por empreendedores que queiram investidor em Morro Reuter. Ele se diz convicto de que o município pode crescer mais e em todos os segmentos.

“Precisamos fomentar a indústria e o comércio locais, também abrindo fronteiras para novos investidores, buscando maior geração de emprego e renda”, definiu. O prefeito eleito assinala que toda a comunidade sai ganhando quando há quem aposte no potencial do município.
Morro Reuter está na subida da Serra pela Rota Romântica, sendo conhecida como cidade da flor de Lavanda. Estes fatores levam Bohn a focar neste nicho do turismo rural para ser ainda mais explorado. “Já temos campos de lavandas que propiciam esse contato, e estamos buscando ampliar as opções”, assinala.
Um grande investimento será o Parque Bertoldo Feltes, que está sendo planejado por etapas para, nos próximos anos, ser um espaço de valorização da natureza. “Desejamos encerrar o ciclo em que Morro Reuter é visto como corredor de passagem. Precisamos mostrar aos turistas nosso potencial”, finaliza Bohn.