Eleito e recuperado da festa da vitória, Delegado Heliomar Franco (PL) já tentou falar com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), para tratar da transição. Ainda não conseguiu, disse isso na manhã desta terça-feira em entrevista à RBS TV. A pressa do liberal tem lógica.
São Leopoldo foi um dos municípios mais atingidos pelas cheias de maio. Foram atingidas 180 mil pessoas, mais da metade da população, das quais 100 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas. A reconstrução será demorada. O Delegado sabe disso e os recursos municipais, sabemos, são escassos.
Na infraestrutura, são ruas para recuperar e o mais sensível dos problemas: o dique para resolver. Em maio, o sistema foi insuficiente para conter as águas que passaram por sobre ele e ainda provocaram rompimentos.
Quer mais? O futuro prefeito ainda precisará enfrentar a oposição na Câmara. Dos 13 vereadores eleitos, 10 são da coligação derrotada nas urnas: cinco do PDT, quatro do PT e um do PSD. Esse, o ex-goleiro profissional Marcelo Pitol, já foi visto em eventos do futuro prefeito. Mesmo assim são nove a ‘convencer’ nas votações futuras.
PT de São Leopoldo perde para ele mesmo
Já o PT começou a perder a eleição para ele mesmo. Primeiro, por não cumprir acordo firmado em 2020, quando o PDT indicou o vice-prefeito, de que os pedetistas liderariam a chapa neste ano. Segundo, pela divisão interna.
Único partido com as correntes internas bem definidas, viu duas delas, a Democracia Socialista e a Articulação de Esquerda disputarem a prévia. Venceu a Articulação, do prefeito Ary Vanazzi, por margem estreita, tanto é que foram três contagens, uma delas com um voto apenas de diferença. E o vereador Nestor Schwerter, com seis mandatos na Câmara, perdeu para o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor.
Várias vezes escrevi neste blog que o PT viria com um candidato ‘importado’ de outra cidade da região. Pode não fazer a diferença para a maioria do eleitor mas, se faz para um ou outro, pode decidir a eleição. Spolaor esteve com Vanazzi nos dois mandatos, como secretário. Conhece a cidade, mas é de fora.
Spolaor já pode até pedir música
Quem está apto a pedir música após o resultado de domingo é o candidato ao PT à Prefeitura de São Leopoldo, Nelson Spolaor. Afinal, foi a terceira derrota consecutiva. As duas anteriores, em 2016 e 2020, em Sapiranga, para Corinha Molling (derrota por 1600 votos) e Carina Nath (derrrota por 3900 votos). Domingo passado foram 10300 votos a menos do que o eleito Heliomar Franco em São Leopoldo.
Sem acordo cumprido, Iara Cardoso se reelege
Pré-candidata à prefeita, a vereadora Iara Cardoso desistiu de ser a vice de Spolaor, quando o acordo foi rompido. Escolheu disputar mais uma vez vaga na Câmara de Vereadores e terminou o pleito como a segunda mais votada. Cumprirá mais um mandato e, quem sabe, tenta o paço municipal em 2028.