Faltando 40 dias para as Eleições Municipais de 2024, é hora de fazer aquele checklist de itens e orientações indispensáveis para que tudo transcorra bem no dia da votação. Pensando nisso, a Justiça Eleitoral lançou a campanha “Se apronte pra votar”, que será veiculada em emissoras de rádio e televisão de todo o país, além das redes sociais e do canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
A campanha é composta de uma série de oito filmes com instruções para as eleições. A primeira peça publicitária fala sobre a importância de baixar o e-Título, aplicativo que funciona como versão digital do título de eleitor e possibilita visualizar o número do documento de votação, justificar o voto, se inscrever como mesário voluntário e consultar informações cadastrais, entre outras opções. O app também guia a usuária ou o usuário até a respectiva seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização.
A campanha “Se apronte pra votar” abordará ainda os seguintes assuntos: biometria, como votar no 1º turno, boca de urna, caminho do voto, celular na cabine, justificativa e como votar no 2º turno.
LEIA TAMBÉM: Vale prepara debates, pesquisas e conteúdos especiais: o que vem pela frente na cobertura eleitoral
Entre as coisas que já vi nesta campanha…
…A presença de cargos de confiança, que sempre juraram estarem onde estão por qualificação técnica, empunhando bandeira e declarando amores a candidato, numa nítida revelação de que, sim, de um jeito velado, a máquina trabalha para quem lhe interessa. Mas otimista que sou, ainda acredito que o eleitor fará escolhas pela capacidade do candidato e não por vídeos e manifestações que só surgem no momento da campanha.
Estudantes fazem imersão sobre processo eleitoral
A pouco mais de um mês das eleições, cerca de cem alunos do Colégio Estadual Wolfram Metzler, de Novo Hamburgo, de 15 e 16 anos, fizeram uma espécie de imersão na história e no funcionamento do processo eleitoral no Brasil.
O grupo participou da palestra Lideranças do Futuro, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), por meio Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo. Essa é a terceira vez que que o Parlamento sedia a atividade voltada a jovens do ensino médio.