A 38ª Feira do Livro de São Leopoldo começa na terça-feira (10) e segue até domingo (22) com ampla programação, como as tradicionais bancas de livreiros, atrações literárias com autores presentes, música e teatro. O evento ocorrerá na Praça 20 de Setembro, conhecida como “Praça da Biblioteca”, no Centro, de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos, das 10h às 20h.
O tema desta edição “Nas páginas do Tempo, a história se revela”, terá eventos exclusivos para escolas municipais, estaduais e particulares, mediante inscrição. As atividades culturais completas serão divulgadas nesta sexta-feira, dia 6.
Nas 30 bancas estarão obras infantis e juvenis, Para os shows haverá quatro palcos; além de carreta literária, praça de alimentação, café e espaço “instagramável”. Nesta edição, exclusivamente, haverá a sala temática do bicentenário de São Leopoldo “Uma cidade viva conta suas histórias”.
Programa “São Léo Mais Livros”
Em mais uma edição, estudantes, professores, estagiários e funcionários das escolas da rede municipal de ensino receberão vales-livros no valor de R$ 60,00 para aquisição de exemplares durante a Feira. Serão distribuídos cerca de 26 mil vales aos estudantes e 4 mil aos profissionais de educação. A iniciativa faz parte do Programa São Léo Mais Livros .
Erny Mügge é o Patrono
O Patrono da Feira do Livro deste ano é Erny Mügge. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) pela Unisinos, com Pós-Graduação em Administração, Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Gama Filho), é editor da Oikos e organizador de vários livros. Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM: Festival da Independência agita São Leopoldo no dia 7
Homenageados locais e um gênio saudoso
A Feira do Livro de São Leopoldo homenageia o escritor Eliandro Rocha, formado em marketing e com uma carreira na literatura infantil. Em 2013, lançou seu primeiro livro infantil “A Ponte”, e idealizou projeto com mesmo nome que arrecadou mais de 80 mil livros em todo o Brasil para as escolas de São Leopoldo atingidas pela enchente de maio.
Também homenageada, Vera Hoffmann é professora graduada em Pedagogia pela Unisinos, com pós-graduação em Educação Ambiental, na FURG. É autora do Livro “Biblioteca Escolar como Agente de Transformação do Ambiente”.
A organização também faz reverência póstuma à Ziraldo, com seu personagem Menino Maluquinho presente em diversos materiais da Feira. Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, Ziraldo faleceu em abril deste ano, aos 91 anos. O Instituto Ziraldo é parceiro da Feira do Livro e cedeu os direitos de imagem.