Seis candidaturas vão disputar as eleições municipais de São Leopoldo em outubro. Ainda em ritmo de reconstrução após a tragédia climática de maio, temas sensíveis virão à tona. Até o dia 6 de outubro, o tom dos discursos vai subir, em nome do convencimento do eleitor.
Arthur Schmidt é o indicado do MDB. Sobrenome conhecido e de boas lembranças na cidade, terá Werner Carvalho, o Dr. Werner, de vice. O grande desafio é devolver ao partido um tamanho capaz de enfrentar de frente a disputa pela prefeitura. Fugir da polarização esquerda x direita pode ser alternativa viável.
Gabriel Dias foi o escolhido pela federação PSDB-Cidadania para recuperar a administração municipal após oito anos. Terá como vice Juliano Fortes, indicado pelo Republicanos. O principal desafio da coligação é mudar a imagem da gestão tucana de 2013-2016. Mas Gabriel vem preparado, com uma pré-campanha que percorreu todos os cantos da cidade.
Heliomar Franco, o Delegado Heliomar, concorre pelo PL, com a progressista Regina Caetano de vice. Defende o lado conservador da direita e traz o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro que, aliás, visitou a cidade há duas semanas. Numa cidade identificada com a esquerda, buscará a transferência de votos das recentes eleições gerais. O grande desafio é vencer uma eleição.
Hitler Pederssetti é o candidato do Podemos em São Leopoldo. A vice na chapa será Rose Oliveira, do mesmo partido. Pederssetti é empresário e vereador – está no primeiro mandato.
Manoel Bandeira vai disputar a eleição pelo PSol, com o colega de partido Fábio Almeida de vice. O partido busca ganhar terreno e um dos objetivos é impulsionar a eleição proporcional e garantir vagas na Câmara.
Nelson Spolaor é o candidato do PT. Seu vice vem do PDT, Professor Nado. Escolhido pelo atual prefeito, Spolaor venceu por margem estreita a prévia com o vereador Nestor Schwertner. Também carrega o fardo de não ser da cidade, pois construiu a carreira política em Sapiranga, onde foi prefeito. Muito próximo de Ary Vanazzi, passou os últimos oito anos como secretário municipal e representa o presidente Lula no pleito local.