As péssimas condições da estrada de acesso ao Morro São João Batista, que contribuiu para um acidente grave na semana passada, pode tirar de Montenegro, no Vale do Caí, o radar meteorológico. A ocorrência envolveu o guindaste que instalaria o equipamento no topo do morro, que capotou ao menos três vezes por uma dos barrancos. Nesta segunda-feira (5), o governo do Estado anunciou a instalação “provisória ” em Porto Alegre, no Morro da Polícia.
A Climatempo, empresa contratada para o fornecimento do serviço de monitoramento, que fez avaliação das condições, e definiu que “neste momento não é possível o acesso terrestre para a sequência da operação em Montenegro”. Contudo, ressalva que o Morro São João segue sendo a opção de local de instalação definitiva do equipamento.
Nas etapas prévias de estudo de viabilidade, cujos dados foram apresentados no mês de fevereiro, o Morro da Polícia também já havia sido apontado como uma opção tecnicamente viável para instalação do radar. A solução provisória apresentada busca o atendimento do objeto do contrato e cumpre o cronograma de instalação, até que seja estabelecida uma solução definitiva.
Local não traz prejuízo ao serviço
Nos próximos dias, a empresa realizará as manobras necessárias para que, até sexta-feira (9), o radar esteja instalado em Porto Alegre e passando pelo processo de calibração, uma das primeiras etapas para o início da operação de monitoramento.
A localização não causa prejuízo no serviço de alerta de clima severo e enchentes em Montenegro, ou qualquer outra cidade Metropolitana de cobertura.
LEIA TAMBÉM: “Partiu Futuro” abre período de contratação para estágio supervisionado