O Novo Hamburgo defendeu bem o empate por 1 a 1 com o Concórdia, neste domingo (14), em Santa Catarina, adversário direto na busca por vaga na próxima fase do Brasileirão Série D. Em 6ª lugar com 15 pontos (1 ponto atrás do Barra e 2 atrás do próprio Concórdia), o time do Vale do Sinos decidirá em casa sua posição no Grupo A8, mas que também dependerá do sucesso de outro gaúcho.
A luta do Anilado na última rodada será restrita à 4ª colocação, no próximo domingo (21), recebendo outro rival, o Barra, outra equipe catarinense na competição.
O Novo Hamburgo começou o segundo tempo perdendo por 1 a 0. Então, novamente, como aconteceu nos dois gols no empate com o líder (e classificado) Cianorte (PR) no meio da semana, o fator Silas na cobrança de falta desequilibrou, empatando em 1 a 1. Depois disso, o “Galo” partiu para a pressão e perdeu ao menos dois gols feitos, além de parar na atuação brilhante do goleiro Breno.
Na 14ª rodada da fase classificatória haverá cinco times buscando duas vagas do Grupo A8. Um deles é o Brasil de Pelotas, que na rodada deste domingo, também em Santa Catarina, cedeu o empate em 2 a 2, permitindo que o Barra entre no Estádio do Vale bem vivo, com 16 pontos.

O time da Região Sul do RS ficou assim na 3ª posição com 18 pontos, sendo que também trouxe sua decisão para casa. O Brasil de Pelotas receberá justamente este Concórdia, que não superou o rival Novo Hamburgo, e que precisará vencer no domingo.
Este cenário deixa o Anilado dependente do sucesso do time de Pelotas. Um empate neste jogo não interesse a ninguém. Se o Brasil vencer e o Noia também, os dois gaúchos estão no mata-mata.
Lembrando que o time do Vale tem saldo negativo de -2 gols. Então precisaria golear por 4 a 0 na última rodada, caso o Concordia conseguisse um empate, com ambos chegando aos 18 pontos.
Atrás do Novo Hamburgo e com chances de classificação está o Hercílio Luz (SC), com os mesmos 15 pontos, e que recebe o líder Cianorte (22 pontos), que virá de “sangue doce” para Santa Catarina.
A equipe do Cascavel (PR), lanterna e sem chances, receberá o Avenida, de Santa Cruz, vice-líder com 19 pontos, que garantiria a classificação com empate devido ao número de vitórias (5), ainda que seja o mesmo número do Brasil e tenha saldo negativo de gols (-2).
Leia também: Aimoré dá adeus ao sonho do acesso no Gauchão Série A2