A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) realizou na segunda-feira, 8 de julho, no auditório do Sindimetal, uma reunião com as direções e supervisões das 50 escolas municipais de São Leopoldo. O encontro teve como objetivo principal informar e sanar dúvidas sobre o calendário letivo e como a secretaria cumpriu as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC), prezando pelo aprendizado, apoiando os profissionais da educação e prevendo a finalização do ano letivo em 20 de dezembro.
“Até o momento temos quatro calendários que foram elaborados de acordo com a data de retorno das escolas e dos professores. Com a flexibilização dos 200 dias letivos pelo CNE, mas com a manutenção da carga horária mínima de aula obrigatória, buscamos uma forma de recuperação que garanta o ensino e não sobrecarregue professores, alunos e familiares”, explicou a secretária de Educação, professora Renata de Matos.
Além das informações sobre o calendário letivo, a Smed explicou sobre outras importantes ações nesta retomada, como o Busca Ativa (iniciativa que apura com as escolas e as famílias as questões de ausência escolar), as matrículas e transferências, e as formações que serão oferecidas pela secretaria até o final do ano e que, além da capacitação em diversas áreas para os professores, contribuirão para a recuperação de horas/aulas.
Prazo para solicitar Auxílio Reconstrução termina quarta; veja como se inscrever
Também houve a explicação da resolução do Conselho Municipal de Educação (CME), que observou a situação das crianças e estudantes desabrigados/as em relação aos direitos educacionais determinados pela legislação vigente, bem como acerca da rede de proteção, no qual as escolas são ponto determinante da garantia desse direito.
Retorno das atividades
Até o momento, 40 escolas municipais retornaram as atividades, nove instituições passam por obras de recomposição e devem retornar ainda este mês. A Escola Municipal de Artes Pequeno Príncipe já está pronta, mas a gestão optou em realizar o atendimento descentralizado, facilitando o acesso dos estudantes neste período às atividades de contraturno.
Prefeitura apresenta ações para reconstrução da cidade após enchente histórica
Sinfonia de Beethoven fará apresentação em apoio à reconstrução da cidade