As integrantes do projeto inventado moda já estão programando para dezembro um desfile de encerramento de curso com o tema Brasil mostra tua cara.
Marines Silveira [email protected]
Ensinado Customização e Economia Solidaria o projeto inventando moda ocorre nas segundas-feiras e quartas-feiras no Centro de Vivência Redentora, que segundo a Pedagoga responsável pelo projeto, Claudia Pereira Severo, além de aprender uma profissão às alunas aprendem a trabalhar com os custos e comercialização.
“As aulas de economia solidaria é uma forma de utilizar a aprendizagem para fins lucrativos, onde elas aprendem custos, preço para a venda e comercialização, a idéia do projeto é transformar o grupo de aprendizagem em um grupo empreendedor” disse Claudia.
O projeto inventando moda trabalhou no início no curso o tema flores e cultura, logo após veio o tema borboleta, que conforme a responsável à proposta é que as alunas emprestem seus sentimentos ao tema.
No dia 10 de outubro o projeto fez um Workshop onde as alunas colocaram suas peças de amostra de corte e costura e customização. Entre os trabalhos confeccionados foram expostos colchas de fuxico, lençóis jogos de cozinha, cortinas, tapetes, puffs, bolsas, roupas, camiseta, e objetos de decoração.
Para finalizar o curso as alunas estão trabalhando com o tema Brasil mostra tua cara. Que conforme Claudia logo surgiu varias idéias de fazer a customização de diferentes regiões e algumas alunas colocaram neste trabalho um pouco de suas vivências.
Os trabalhos das alunas são todos feitos com material doado como jalecos de empresas, uniformes, garrafas pet, retalhos de indústrias têxteis e roupas doadas que são transformadas durante o curso de customização.
A artesã Adriana Barth faz completa neste encerramento 3 anos no projeto e está se desvinculando do grupo em dezembro. “Minha renda está saindo deste trabalho como artesã a principio vamos continuar com o grupo, montar nosso ateliê onde também e pretendemos expor em feiras” disse Adriana.
O Centro de Vivência Redentora fica localizado na Rua Tamoio, 53, (antigo prédio da escola Adolfina).
–
–
–
–