As chuvas torrenciais registradas desde o começo da semana no Rio Grande dos Sul deixam cidades ilhadas, estradas e pontes destruídas e provocam uma enchente histórica. O último balanço do governo do Estado aponta mais de 30 mortos e mais de 70 desaparecidos por causa da chuva. Na região, o nível do Rio dos Sinos está acima de 9 metros em Novo Hamburgo e famílias são retiradas de uma vila no bairro Santo Afonso.
Águas de rios transbordaram e alagaram ruas, casas, comércios e indústrias no RS. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas, além de voluntários, ajudam no resgate dos afetados pela chuva. Abrigos foram montados em cidades. Para ajudar a todos os afetados, uma rede de apoio foi montada nas cidades.
Veja abaixo onde e como ajudar
Campo Bom
O município prioriza as doações de colchões, lençóis, travesseiros, meias (todos os tamanhos), produtos de limpeza e higiene, além de alimentos não perecíveis. Assim como as pessoas, alguns animais também foram levado ao ginásio e a doação para eles podem através do fornecimento de ração, potes, coleiras, caixas de transporte ou até mesmo oferecendo um lar temporário. O local para entregar as doações é o Ginásio Municipal, na Av. Adriano Dias, 720.
Mais informações no perfil oficial da prefeitura de Campo Bom no Instagram.

Estância Velha
Para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas em Estância Velha e na região, a prefeitura está iniciou uma nova campanha solidárias. As doações podem ser feitas diretamente no prédio da Secretaria de Educação e Cultura, antigo Calçados Veância, com entrada da Rua Fagundes Varela, a partir das 9h até as 17h.
A prioridade no momento, conforme solicitações da Defesa Civil, são materiais de limpeza e kits de higiene pessoal, além de água potável e alimentos não perecíveis.
Mais informações no perfil oficial da prefeitura de Estância Velha no Instagram.

Novo Hamburgo
A prefeitura tem como ponto de coleta de doações a Fenac. O funcionamento na sexta-feira (3), no sábado (4) e no domingo (5) será das 9h às 19h. A entrada será pelo portão da área administrativa na Rua Araxá, 505, Ideal.
As doações mais necessárias são: arroz, feijão, açúcar, massa, farinha de trigo e de milho, leite, óleo de soja, água mineral, achocolatados, bolachas e rações para cães e gatos. Outra necessidade são colchões de solteiro e de casal, travesseiros e toalhas de banho, fraldas de todos os tamanhos, material de limpeza e higiene pessoal.
Os animais também ficaram desabrigados e necessitam de ajuda, as doações de urgência são ração para cães e gatos, toalhas/panos velhos, pote de usados ou novos, vermífugo, roupinhas e camas para cães, cercadinhos, guias e coleiras.
Mais informações no perfil oficial da prefeitura de Novo Hamburgo no Instagram.

São Leopoldo
No município foi acionada a Campanha de Arrecadação de Donativos para famílias que mais precisam. Os itens mais importantes são alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, mamadeiras, colchões, travesseiros, cobertores, lençóis, fronhas, repelentes, materiais de limpeza e de higiene pessoal. As doações devem ser entregues diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS) – Rua São Joaquim, 600, Centro, das 8h às 17h.
A secretaria de Proteção Animal(Sempa), também pede donativos para os animais como toalhas, cobertores, ração, papelão, guias, coleiras e até de lares solidários. As doações podem ser entregues diretamente na secretarias ou nos pontos de coletas parceiros.

Sapiranga
A Secretaria de Assistência Social está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável, material de limpeza (baldes, panos de chão, desinfetante, vassoura, rodo) e também produtos de higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, entre outros). Todas as doações serão destinadas as cidades vizinhas que foram mais atingidas e estão com desabrigados.
Até a manhã de quinta (2), a Assistência informou que está com estoque preparado para atender os sapiranguenses que necessitam de alguma doação. A Secretaria de Assistência Social fica na Av. João Corrêa, 3.066, Centro e atende das 8h às 18h30.
Mais informações no perfil oficial da prefeitura de Sapiranga no Instagram.

Doações no Estado
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, durante o ciclone, vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Todos os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades atingidas. Com o canal oficial de doações, o governo irá centralizar a ajuda financeira, dessa maneira fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Atenção ao realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é SOS Rio Grande do Sul e que o banco é o Banrisul.
