Um Cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) foi encontrado em uma residência no bairro Jardim Panorâmico, em Ivoti, na última quarta-feira (28). A espécie, natural de água doce, foi resgatada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Apesar de apresentar ferimentos, o animal foi devolvido à mata depois de receber os cuidados básicos e não apresentar risco de vida, conforme a licenciadora da secretaria e bióloga, Sarah Peixe.
Essa é uma espécie de quelônio de pescoço longo e que habita em espaços alagados, pequenos riachos, rios e lagos. “Ele pode percorrer por terra boas distâncias em busca de água. Esses cágados costumam ser mais ativos em meses mais quentes e secos, nidificando no período onde o nível da água do corpo d’água começa a cair”, explica a licenciadora. Ela complementa afirmando que o Cágado-de-barbicha possui a capacidade de se adaptar a grandes alterações no ambiente, podendo ser encontrada tanto em locais bem preservados ou até mesmo em canais poluídos nos centros urbanos.
A Secretaria orienta que animais que estão soltos em áreas urbanas, que não estão feridos e que não oferecem riscos à população devem ser deixados em liberdade. A secretaria deverá ser acionada para animais feridos ou capturados pelo telefone 51 3563-6788.