Reunião com o secretariado definiu por contenção interna de despesas, como a redução dos cargos de confiança
A governadora Yeda Crusius realizou uma reunião com o novo secretariado estadual na tarde desta sexta-feira. Como resultado das discussões, ela anunciou um corte de 30% de custeio de cada pasta, diminuição em 20% dos cargos de confiança. Também anunciou Rogério Porto como o secretário extraordinário da Irrigação.
Foi a segunda reunião de Yeda com o secretariado. Para atingir as metas, a governadora salientou que a própria modernização das secretarias auxiliará no processo.
Os secretários da Fazenda, Aod Cunha, do Planejamento, Ariosto Culau, e de Comunicação, Paulo Fona, devem percorrer, individualmente, cada uma das secretarias para levantar informações sobre pagamentos urgentes de fornecedores, eleger os programas prioritários do governo e unificar a política de comunicação.
“Teremos respeito e realismo no emprego do dinheiro público”, afirmou Yeda em entrevista coletiva. Sobre a situação das finanças, salientou que a prioridade é saldar a folha de pagamento de janeiro. “Não quero que ela seja sacrificada.”
O secretário da Fazenda, Aod Cunha, havia avisado que tinha encontrado apenas R$ 2 milhões em caixa. Em razão da carência de verba, as contas de janeiro só seriam fechadas em razão do dos pagamentos do IPVA, além do ICMS de dezembro, que ainda virá com as alíquotas elevadas.