A combinação do calor com acúmulo de entulhos em quintais e terrenos baldios pode trazer visitas indesejadas às residências, entre elas os escorpiões. Considerado um aracnídeo, a espécie tem maior ocorrência no verão devido às condições favoráveis para o seu desenvolvimento.
Na última semana, uma das seis espécies registradas no Estado, o Escorpião-preto (Bothriurus bonariensis), foi encontrado no bairro Farroupilha, em Ivoti. Conforme a bióloga e licenciadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sarah Peixe, todos os escorpiões possuem veneno, entretanto, no caso do aracnídeo encontrado, o veneno é de baixa toxicidade e o animal é tido como não agressivo.
Mas mesmo a espécie achada na cidade sendo considerada inofensiva, Sarah alerta para alguns cuidados que devem ser tomados com escorpiões. Conforme ela, o escorpião é dividido em pré-abdome e pós-abdome, sendo que nessa última parte há uma glândula que produz veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão. “Apenas um pequeno número de espécies são perigosas para os seres humanos. O veneno produzido pela maioria das espécies causa uma reação semelhante à da ferroada da abelha, que é muito dolorosa, mas geralmente não oferece perigo de morte”, explica.
Ambientes com propagação de insetos, como lixo e restos de obras são locais ideais para a incidência de escorpiões. A bióloga afirma que nestes espaços comumente encontram-se aranhas, grilos, moscas e baratas, insetos que servem de alimento e atraem escorpiões.
O que fazer ao encontrar um escorpião
Ao encontrar um escorpião, a licenciadora orienta que não se deve pegá-lo com a mão. A Vigilância Sanitária ou Bombeiros devem ser acionados, e, em último caso tentar capturá-lo, usando luvas de couro, calçados grossos e fechados, calça e camisa de manga comprida, algum objeto como uma pá de recolher lixo e uma vassoura.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
– Lavar o local da picada com água e sabão;
– Manter o local da picada voltado para cima;
– Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
– Beber bastante água;
– Dirigir-se, imediatamente, ao serviço de saúde mais próximo;
– Sempre que possível levar o escorpião junto.
Como prevenir
Os escorpiões possuem hábitos noturnos, portanto é à noite que saem para procurar alimento, principalmente baratas. Durante o dia ficam descansando, escondidos em locais úmidos e escuros, embaixo de pedras, telhas, madeiras e troncos em decomposição. Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientada a vedação de ralos e caixas de gordura.
Sarah ainda recomenda que a comunidade não deixe lixo espalhado em pátios e quintais, instale telas protetoras em ralos, portas e janelas, vede rachaduras em paredes, rodapés e soleiras de portas, apare a grama e remova o capim alto e lave os comedouros dos animais domésticos. Ao contrário do que pode parecer, ela afirma que inseticidas ou outros venenos não têm eficácia comprovada contra estes animais.
