Com foco na aprendizagem na sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação de Dois Irmãos (SMEDI) firmou parceria com a Universidade Feevale, por meio da Escola de Aplicação, para a formação e mentoria de aproximadamente 350 profissionais da rede municipal de educação, entre fevereiro e novembro deste ano.
O lançamento aconteceu na tarde desta quarta-feira (31), na própria Escola de Aplicação da Feevele, em Novo Hamburgo, dirigido para todos os gestores das 13 escolas municipais e equipe da SMEDI.
A abertura contou com a fala da pró-reitora de Ensino da Feevale, Angelita Renck Gerhardt, que destacou a experiência da instituição em mentoria na área da educação, desenvolvida pela parceria com Finlândia, que habilitou professores da Feevale a replicarem a metodologia finlandesa de ensino, que está entre as melhores do mundo.
“Aprendemos muito com a Finlândia a pensar diferente como a gente planeja a aula, a pensar diferente como a gente implementa as aulas, a pensar diferente como a gente avalia o resultado daquilo que a gente constrói”, explica Angelita. “Vamos trabalhar com esta metodologia para contribuir com o trabalho de vocês e com esse ensino que já é tão qualificado em Dois Irmãos”, acrescenta a pró-reitora.
Entusiasmada e motivada em reencontrar os diretores, vice-diretores e técnicos de apoio pedagógico de todas escolas municipais, a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, conseguiu abraçar cada um dos colegas e disse que foi muito bom ouvir o burburinho do encontro dos gestores, enquanto caminhava até a sala do lançamento.Denise destacou que está muito feliz com a parceria com a Feevale e tem certeza que as mentorias e formações irão colaborar muito com a manutenção e aprimoramento constante da qualidade da educação de Dois Irmãos.
“Acolhemos o pedido dos nossos profissionais de educação, expresso pelas avaliações do ano passado, e junto com a Feevale, pensamos e vamos trabalhar com foco na aprendizagem, na troca de informações bem específicas sobre o trabalho na sala de aula e com o planejamento e desenvolvimentos das atividades pedagógicas”, explica Denise.
Os encontros serão ministrados tanto por professores da Escola de Aplicação quanto da Universidade Feevale.
Também participaram do lançamento, a diretora da Escola de Aplicação, Janine Vieira; as principais profissionais da escola que atuarão nas mentorias e formações e profissionais da secretaria Municipal de Educação de Dois Irmãos.
Durante o encontro, os gestores das escolas receberam as agendas do ano letivo entregue pela SMEDI e logo após o lançamento já aconteceram as primeiras atividades da mentoria. Nesta quinta e sexta-feira, 1º e 2 de fevereiro, também em Novo Hamburgo, o trabalho segue com a Mentoria Pedagógica, exclusiva para os técnicos de apoio pedagógico.
A formação e mentoria prevê mais de 750 horas de atividades no decorrer do ano, com mentorias dirigidas para professor do AEE, monitores, gestores, técnicos e equipe da SMEDI, planejamento e revisão de processos e procedimentos, além de palestras.
